Poder Judiciário

Justiça converte a prisão temporária de Selma Menezes para preventiva

Ela está presa desde o mês de setembro como suspeita de ser a mandante do assassinato do próprio marido, Marcos de Dulcídio, ocorrido em junho deste ano, na área central de Viana

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Marcos de Dulcídio foi assassinato a tiros na porta da residência dos seus pais, em Viana
Marcos de Dulcídio foi assassinato a tiros na porta da residência dos seus pais, em Viana (Marcos de Dulcídio)

SÃO LUÍS - Selma Menezes Mendes Carvalho teve a prisão temporária convertida em preventiva pelo Poder Judiciário, no dia 29. Segundo a polícia, ela está presa desde o mês de setembro deste ano suspeita de ser a mandante do assassinato do próprio esposo, o agrônomo e professor Marcos Carvalho, o Marcos de Dulcídio. O crime ocorreu no dia 19 de junho deste ano na área central da cidade de Viana.

O processo desse caso está sendo tramitado na 1ª Vara da Comarca de Viana. De acordo com a polícia, ela foi presa em cumprimento de ordem judicial, no bairro do Apicum, em São Luís, pelos policiais civis, no dia 2 de setembro, e apresentada na sede da Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP), localizada na Beira-Mar.

A polícia ainda informou que Selma Menezes, no dia da prisão, não prestou esclarecimentos sobre o fato devido ter passado mal e teve que ser levada pelos socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) até um hospital da capital. Mas, durante o trabalho investigativo feito pela equipe da Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI), ficou comprovado que Selma contratou dois homens para executar Marcos Carvalho. As incursões policiais continuam para efetuar a prisão dos outros envolvidos no ato criminoso.

Assassinato

O delegado Pedro Fernandes, que é assessor da SPCI, disse que Marcos de Dulcídio foi seguido por dois homens, de nomes não revelados, na noite do dia 19 de junho deste ano, que o aguardava na praça principal de Viana. A vítima somente foi abordada pelos criminosos quando chegou na porta da residência dos seus pais.

Ela levou três tiros e um deles atingiu a cabeça. Marcos foi levado ao hospital da cidade, mas morreu antes de ser submetido a procedimento. Os criminosos fugiram em uma motocicleta Honda XRE preta e sem placa.

Tiroteio

A polícia afirmou que Adonias Rosa Almeida, idade não revelada, veio a falecer durante a madrugada de sexta-feira, 30, no Socorrão I, em São Luís. Ele foi baleado na noite da última quarta-feira, 28, na Vila Lobão por faccionados. Também durante essa empreitada criminosa foi baleado e veio a falecer Davi dos Santos Sobral Leal, de 22 anos. O caso está sendo investigado pela equipe da SHPP, mas, até o momento, não ocorreu registro de prisão.

Ainda na noite do último dia 28 ocorreram mais dois assassinatos a tiros, na capital. Uma das vítimas foi Daniel Campos da Conceição, de 19 anos. Segundo a polícia, ele levou oito tiros em via pública no Residencial Nestor, na Cidade Olímpica. Guarnições da Polícia Militar estiveram no local e ninguém quis falar sobre o assunto, com receio de sofrer algum tipo de represália pela parte de faccionados.

Outro homicídio ocorreu na Rua do Campo, do Rio Grande, e a vítima foi Orledilson Reis Ferreira, de 24 anos. De acordo com a polícia, a vítima estava sentada na porta de sua residência quando foi baleada. O crime foi cometido por dois faccionados, que fugiram em uma motocicleta, de marca e placa não identificadas.

Os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados e constataram a morte de Orledilson, que foi atingido por tiros nas costas e nos braços. O corpo dele foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), no Bacanga. A Polícia Ciivil está investigando o caso.

BOX

Cronologia do assassinato de Marcos de Dulcídio

Dia 19 de junho: Marcos de Dulcídio assassinato a tiros na porta da residência dos seus pais, em Viana

Dia 20 de junho: A equipe da Superintendência da Polícia Civil do Interior começa a investigar o caso e suspeita de duas pessoas

Dia 2 de setembro: Selma Menezes Mendes Carvalho, esposa da vítima, presa na capital acusada de ser a mandante do assassinato

Dia 29 de outubro: Poder Judiciário converteu a prisão temporária de Selma Mendes para preventiva

Dia 30 de outubro: as incursões continuam para prender os outros envolvidos nessa ação criminosa

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.