Música

Maranhense Nosly faz show on-line nesta sexta-feira (30)

Cantor integra programação virtual do Centro Cultural Banco do Nordeste; apresentação será hoje, às 18h

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
nosly  fará repertório com MPB  e ritmos  dançantes
nosly fará repertório com MPB e ritmos dançantes (Nosly)

São Luís - O cantor e compositor maranhense Nosly e banda se apresentam hoje, às 18h, na programação virtual do Centro Cultural Banco do Nordeste. Na ocasião, o artista fará um repertório variado com ritmos tradicionais da Música Popular Brasileira, como a bossa nova e o blues, além de estilos dançantes como baião, reggae e funk. O show pode ser assistido no canal da insituição financeira no Youtube.

Além do maranhense, a programação do abrange ainda atrações que envolvem artes cênicas, artes visuais, música e atividades infantis. Realizada sempre de quarta-feira a sábado, a partir das 16h, a agenda virtual do Centro Cultural contempla grupos e artistas individuais dos nove estados do Nordeste e do norte de Minas Gerais, nas modalidades Performance Artística e Formação. As atrações são de classificação livre e compostas por 120 projetos, selecionados via edital de chamada pública.

Nosly é um exímio violonista, que não abre mão de harmonias elaboradas e sua musicalidade tem fortes influências de São Luís, com sua diversidade de ritmos; depois, Minas Gerais e o lirismo original que surgiu a partir da estética inaugurada pelo Clube da Esquina. É desses três universos tão distintos: bossa nova, ritmos maranhenses e música mineira, que surge o trabalho de Nosly.

É autor de mais de 400 composições em diversos estilos, desde a MPB tradicional, passando pela Bossa Nova, blues, e chegando a ritmos dançantes como baião, reggae e funk. Entre os seus parceiros estão Zeca Baleiro, Nonato Buzar, Chico César, João Nogueira, Telo Borges, Tibério Gaspar, Sérgio Natureza, Chico Anysio, Luís Carlos Sá,Fausto Nilo,Olga Savary,Celso Borges,Fernando Abreu,Claudia Alencar,Lucia Santos,Gerude,Ronald Pinheiro,Luis Lobo,Vanessa Bumagny ,Joe Hamilton entre outros. Integram a discografia do artistas álbuns como “Teu lugar”, “Nave dos sonhos” e “Parador”.

Atrações
Hoje, às 16h, além de Nosly se apresentam “Da porta pra dentro – Jáder”, de Recife (PE). Ele mostra do EP visual "Da porta pra dentro" do cantor Jáder Cabral. O trabalho reúne uma compilação de cinco videoclipes de músicas criadas no período de isolamento social por Covid-19, além de performance ao vivo de outras canções do artista.

Às 17h, será a vez de “Nazirê em Casa – Nazirê”, de Crato (CE) que irá apresentar uma adaptação de suas canções autorais com as vocalistas Jordania Martins e Géssica Alencar. Elas utilizam materiais disponíveis em casa para trazer sons, luzes e imagens.

Amanhã a programação segue com atividades infantis. Às 16h haverá narração de histórias “Aninha e o príncipe - Maria Gorette Costa”, de Fortaleza (CE). O conto nordestino narra a história de um amor proibido entre Aninha e um príncipe. Os pais da moça eram camponeses e não aceitavam o casamento da filha com um integrante da realeza. A narração é permeada com cantigas de roda que dão uma sonoridade singular à apresentação.

A seguir é a vez de “Brincando em casa - Mirtthya Mark”, de João Pessoa (PB). Trata-se de uma aula de como criar jogos e brinquedos em casa com a ajuda da família. A atriz e professora Mirtthya Mark, com mestrado em Artes Cênicas, utiliza materiais acessíveis e práticos, selecionando atividades para o desenvolvimento psicomotor dos participantes.

A noite encerra com “Bichos, cantos e encantos – Toni Edson”, de Maceió (AL). Será contação de histórias tradicionais dos povos indígenas e africanos. Os contos são apresentados ao som de instrumentos de percussão e canções que despertam o imaginário infantil.l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.