Outubro Rosa

HU-UFMA realiza cirurgia de reconstrução mamária imediata

É o segundo hospital público no Maranhão a realizar esse tipo de cirurgia reparadora, que pode ser realizada após a retirada da mama em decorrência do tratamento contra o câncer

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
HU-UFMA realiza cirurgia de reconstrução mamária imediata pela primeira vez
HU-UFMA realiza cirurgia de reconstrução mamária imediata pela primeira vez (Reconstrução mamária)

SÃO LUÍS - Em um momento ímpar na história do Hospital Universitário da UFMA foram iniciadas neste mês as cirurgias de reconstrução mamária imediata com prótese, nas pacientes submetidas a mastectomia, decorrente do tratamento do câncer de mama.

E não poderia ter um momento mais significativo, pois outubro é marcado pela luta contra essa patologia e por isso foi escolhido para intensificar as ações de sensibilização da população sobre o diagnóstico precoce e outras informações que destacam a atual realidade do câncer de mama no mundo. Dessa forma, tornou-se o segundo hospital público no Maranhão a realizar esse tipo de cirurgia.

A reconstrução mamária é uma cirurgia reparadora, que pode ser realizada após a retirada da mama em decorrência do tratamento contra o câncer. Quando ela é realizada imediatamente após a mastectomia, além de ajudar na recuperação da autoestima das pacientes, há o benefício de utilizar a mesma internação e já acompanhar a recuperação dos procedimentos em paralelo, que nesses casos pode ser realizado pela equipe de mastologia capacitada com as técnicas adequadas.

A primeira paciente operada foi a dona de casa Maria de Fátima Oliveira, 52, no dia 15/10. Ela faz tratamento no HU-UFMA desde setembro deste ano e após todo o acompanhamento precisou ser submetida a mastectomia (remoção da mama) que teve a oportunidade de realizar em conjunto com a reconstrução com prótese mamária. Participaram do procedimento, o mastologista Diego Trabulsi Lima e os médicos residentes do HU-UFMA, Andrea Ribeiro, Gilvana Muniz e Luis Fillipe Torres.

Cirurgia

Com muita confiança e com o coração agradecido à toda equipe, Maria de Fátima pontuou como tem sido todo esse processo.

“Graças a Deus eu me mantive bem firme. Tenho muita fé em Deus, Ele é quem cura. Me mantive tranquila e firme desde o início, trabalhando meu psicológico e assim tenho me mantido até hoje. Estou me recuperando bem da cirurgia, agradeço muito a Deus e a toda equipe conduzida por doutor Diego. São pessoas maravilhosas, que Deus colocou em meu caminho, sempre conversaram bastante comigo, me explicando como seria todo o procedimento, me permitindo ficar bem segura com tudo o que ia acontecer e graças a Deus com a fé que eu tenho, não me abalei”.

A chefe da Unidade de Atenção à Saúde da Mulher, Danielle Orlandi Gomes, ressalta o que essa conquista representa para a instituição

“É um grande avanço e um momento de consolidação do Hospital Universitário como referência para o tratamento cirúrgico do câncer de mama”. Ela acrescenta ainda que em 2015 não era possível realizar biópsia dos casos suspeitos de malignidade, mas hoje tem um serviço que oferece desde biópsia guiado por ultrassonografia, agulhamento de lesões impalpáveis (único serviço a oferecer este procedimento pelo SUS em São Luís) até cirurgia para tratamento de lesões benignas e malignas com ou sem reconstrução imediata, proporcionando assim, um tratamento cirúrgico completo.

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HU-UFMA é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.