Cuidado e atenção

Fiscalização na estrada, no mar e nos rios no feriado prolongado

Ações serão realizadas pela Capitania dos Portos, Detran-MA, Polícia Militar e a PRF com o objetivo de evitar acidentes e combater a criminalidade; feriado é sempre marcado por viagens e grande movimentação na cidade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Feriadão terá fiscalização reforçada para quem viajar por terra e mar
Feriadão terá fiscalização reforçada para quem viajar por terra e mar (ferry boat)

São Luís - Intensa fiscalização ocorrerá durante o período do feriado prolongado do Dia de Finados, 2 de novembro, para evitar acidentes e combater a criminalidade em todo o estado. O comando da Capitania dos Portos informou que estão previstas incursões na Ponta da Espera, Cujupe, na Baía de São José e nos Lençóis Maranhenses.

Ainda de acordo com a Capitania dos Portos, a fiscalização será intensa nos terminais do ferry-boat devido ao aumento do fluxo de passageiros durante os feriados, e os marinheiros vão fazer patrulha em Barreirinhas, principalmente, no Rio Preguiças, pois é provável a presença de vários barcos de passeio. Também serão alvo de vistorias as embarcações que circulam pela Baia de São José, inclusive aquelas com destino ao município de Icatu.

As empresas Servi Porto e Internacional Marítima, que possuem ferry-boat da travessia da Baía de São Marcos, informaram que não possuem mais passagens para veículos, para os próximos três dias e, restando apenas as passagens para passageiros. Até o momento, a previsão é de apenas nove viagens por dia, mas a possibilidade de ter ferry extra dependerá da demanda, horário e embarcação disponível.

Números elevados
Glauco Vaz, gerente dos Terminais Externos, explicou que o Feriado de Finados do ano passado caiu em um sábado. Naquele dia, 3.110 pessoas passaram pelo Terminal da Ponta da Espera e um total de 860 veículos. Enquanto, no Cujupe, 1.430 pessoas e 348 veículos. No dia anterior, 5.075 pessoas tiveram acesso ao ferry pela Ponta da Espera e 810 veículos. No Cujupe, o registro foi de 2.393 pessoas e 510 veículos.

Ele ainda informou que o Feriado de Finados de 2015 também caiu em uma segunda-feira. Naquele dia, 2.326 pessoas pegaram o ferry na Ponta da Espera e 456 veículos. No Cujupe, 4.774 pessoas tiveram o acesso ao ferry e 548 veículos. “Existe a possibilidade de mais de 40 mil pessoas passarem pelos dois terminais de ferry-boat no decorrer desse feriado prolongado”, declarou Glauco Vaz.

Estradas
O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) informou que durante o feriado vão ocorrer ações da Operação Lei Seca, que conta com o apoio do Batalhão Rodoviário de Trânsito da Polícia Militar, com o objetivo de evitar casos de acidente de trânsito, principalmente, cometidos por condutores sob efeito de bebida alcoólica na Grande Ilha.

A imprudência e o excesso de velocidade são as principais causas de acidentes, e muitas vezes fatais. Segundo o Detran, é importante reforçar que o transporte de crianças até 7 anos e meio, devem ser feito de forma segura obrigatoriamente nos dispositivos de segurança (bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação), de acordo com idade e peso.

O Detran ainda alertou que o condutor e todos os passageiros do automóvel devem usar o cinto de segurança. Já, o consumo de bebida alcoólica compromete os reflexos e aumenta o risco de acidentes e o motorista deve obedecer a sinalização da pista, sempre dê seta antes para indicar seus movimentos e só ultrapasse pela esquerda, nunca pelo acostamento.

O motorista também nunca deve fazer o uso do aparelho celular ou outro dispositivo móvel que tire a atenção da estrada. Uma das maiores causas de acidentes, envolvendo o uso desse aparelho ocorre quando o motorista está digitando algo. Também é recomendado que o motorista a cada três horas pare um pouco, pois, dirigir com sono e cansado pode ser tão perigoso quanto dirigir alcoolizado.

A diretora Geral do Detran-MA, Larissa Abdalla Britto, declarou que o trabalho educativo realizado pelo órgão é feito durante todo o ano, sendo intensificado principalmente durante feriados e festividades. “Sensibilizar as pessoas sobre a importância de realizar práticas seguras ao volante, com adoção de ações preventivas para a contribuição da diminuição dos altos índices de violência no trânsito, é o propósito do Detran-MA”, ressaltou.

Já, a coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rositânia de Farias, afirmou que que a prevenção é a melhor aliada contra os acidentes na malha viária. “A conscientização de verificar seu veículo antes de sair de casa e adotar uma postura correta no trânsito são essenciais para um trânsito livre de acidentes”, alertou.

A assessoria de comunicação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que os agentes federais também vão realizar barreiras e incursões ao longo das estradas federais, que o cortam o estado, com o objetivo de evitar casos de acidente de trânsito e evitar ações criminosas como o tráfico de droga e assaltos a carros de passeio e ônibus.

SAIBA MAIS

Recomendações para uma viagem segura

  • Antes de pegar a malha viária, alinhe, balanceie e calibre os pneus
  • Verifique os níveis de óleo do motor e fluídos de freio
  • Confira se os limpadores (palhetas) e desembaçadores estão funcionando
  • Não se esqueça do kit obrigatório: triângulo, macaco e chave de roda, e acrescente uma lanterna
  • A documentação do condutor e veículo deve estar regularizada e em local de fácil acesso, caso necessite
  • O transporte de crianças até 7 anos e meio devem ser feito de forma segura obrigatoriamente nos dispositivos de segurança (bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação)
  • O Condutor e todos os passageiros do automóvel devem usar o cinto de segurança
  • O consumo de bebida alcoólica compromete os reflexos e aumenta o risco de acidentes, por isso nunca dirija sob o efeito de álcool ou qualquer substância psicoativa
  • Obedeça à sinalização da pista
  • Nunca faça o uso do aparelho celular ou outro dispositivo móvel que tire a atenção da estrada
  • É recomendado parar a cada três horas para esticar as pernas, comer algo e relaxar os braços
Fonte: Detran-MA

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.