MA na rota nacional

Evento nacional de surfe deve reunir grandes nomes na praia de Travosa

O The Legends 2021, que deve contar com mais de 90 surfistas, está em fase final de elaboração e tem o renomado maranhense Álvaro Bacana como "garoto-propaganda"

Eduardo Lindoso/ Editor de Esportes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Maranhense Álvaro Bacana em ação pelo The Legends 2019
Maranhense Álvaro Bacana em ação pelo The Legends 2019

SÃO LUÍS – Em um ano histórico para o surfe maranhense, com a inclusão da modalidade nos Jogos Escolares Ludovicenses (JELs), a Federação Maranhense de Surf (Femasurf) e a Swell Eventos, empresa de Santa Catarina com mais de 30 anos de promoção em eventos esportivos, com destaque notório no mundo do surfe, deram passo inicial para a realização do Circuito The Legends 2021, competição que reúne grandes nomes do surfe nacional, na mística praia de Travosa, no município de Santo Amaro, no Parque dos Lençóis Maranhenses. O The Legends, que deve reunir 96 atletas de vários estados, está em fase de estudo, e, neste fim de semana (31 e 1º), uma equipe fará análise técnica no local das disputas, que acontecerão em meados de março do próximo ano. Para dar ainda mais as cores do Maranhão a este evento, o surfista maranhense, radicado em Florianópolis há mais de 30 anos, Álvaro Bacana, atual campeão brasileiro na categoria máster, é o "garoto-propaganda" da competição, e, empolgado para voltar a competir "em casa", ele também está trabalhando na divulgação.

O Circuito The Legends, que é o carro chefe de projetos da Swell Eventos, reúne surfistas acima de 35 anos e surgiu com o intuito de resgatar grandes nomes que fizeram história no surfe brasileiro e mundial nos anos 80, 90 e 2000. Essa competição, que já atraiu nomes de peso como Jojó de Olivença, Davi Husadel, Guga Arruda, Fábio Gouveia, Peterson Rosa, Gilmar Silva, Diego Rosa e Roni Ronaldo, chega ao Maranhão com o intuito botar o estado na rota do surfe nacional e mundial, e, consequentemente fortalecer, também, a cena local.

“Temos bastante potencial, tanto no interior quanto na capital do estado, as praias são privilegiadas. O surfe tem um potencial de crescimento ainda maior, mas é preciso fomentar. Hoje, nós temos um grande nome, o Paquinha [Kadu Pakinha, um dos grandes nomes do surfe maranhense na atualidade], mas era para termos muito mais”, comentou Hamilton Ferro, secretário da Femasurf e presidente da Federação Maranhense de Desporto Escolar (Femade).

Fred Leite, Álvaro Bacana e Hamilton Ferro falaram sobre o The Legends no MA
Fred Leite, Álvaro Bacana e Hamilton Ferro falaram sobre o The Legends no MA

Com etapas em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, o The Legends pode servir com um impulsionador para os talentos do surfe no Maranhão, é isso que afirma o experiente Álvaro Bacana, de 45 anos, que cita até o lendário americano Kelly Slater, considerados por muitos o maior sufista de todos os tempos, para justificar sua fala. “As praias do Maranhão, inclusive as de São Luís, são muito boas, não existe isso de não ter as maiores ondas, temos boas ondas. Kelly Slater começou a surfar na Flórida, onde não se encontram as maiores ondas dos EUA. O maranhense tem muita qualidade, e precisa acreditar no seu potencial”, disse o experiente surfista de 45 anos, que mesmo competindo fora do estado há muitos anos, sempre vem ao seu estado natal para matar a saudade. Álvaro, que é quatro vezes campeão catarinense máster, inclusive, já venceu a edição de 2010 do Surfe na Pororoca, disputado no encontro das correntes de maré com as correntes fluviais, na cidade maranhense de Arari.

Fred Leite, represente da Swell Eventos, que já presidiu a Federação Catarinense de Surfe por dois mandatos, e com larga experiência na realização de vários eventos desta magnitude, como o Oakley Santa Catarina Pro, vê o Maranhão com um grande potencial e vislumbra o The Legends como uma porta que se abre.

“Mesmo com um grande suporte de logística para a montagem de uma estrutura lá em Travosa, nós acreditamos que esse evento tem tudo para dar certo. Vamos fazer uma análise técnica do local neste fim de semana, apresentar o projeto com mais detalhe para a comunidade e autoridades. Vamos ter mais de 90 atletas, entre estes grandes nomes do surfe brasileiro e até mundial. E mais, a intenção é colocar o Maranhão no calendário anual desta competição. O Maranhão e suas praias têm muito potencial”, comentou.

Competidores reunidos na última etapa do The Legends 2019, em SC
Competidores reunidos na última etapa do The Legends 2019, em SC

Surfe “virtual” nos JELS 2020

A edição 2020 dos Jogos Escolares Ludovicenses (JELS ) está tendo o surf entre as modalidades disputadas pelos atletas/estudantes, após uma parceria de sucesso entre a Femasurf e a Federação Maranhense Desporto Escolar (Femade). E, por causa da pandemia, o surfe também teve de se adaptar ao “novo normal” e está sendo disputado de forma “virtual”.

Com disputas nas praias da capital entre os dias 22 deste mês até 18 de novembro, a competição seguirá da seguinte forma: enquanto os atletas estão na água, familiares e amigos filma o desempenho, que é enviado posteriormente para uma comissão julgadora formada por especialistas no esporte, que definirão vencedores.

Além do surfe, que deve entrar nas disputas dos Jogos Escolares Maranhenses (JEM’s) de 2021, o basquete, capoeira, futsal, ginástica rítmica, judô, karatê, surfe, taekwondo e xadrez também fazem parte da programação dos JELS 2020.

Capacitação para árbitros de surfe do MA

E na esteira da programação dos JELS deste ano estão sendo realizados vários cursos de capacitação, entre eles o “1º curso de formação de oficiais de arbitragem de surfe no Maranhão”, que acontecerá de 3 a 6 de novembro, e será ministrado, também de forma virtual, pelo professor Jordão Bailo Junior, vice-presidente da Federação Catarinense de Surfe e árbitro internacional e apresentador de cursos da Confederação Brasileira de Surfe (CBS) e da Associação Internacional de Surf (International Surfing Association - ISA)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.