Eleições 2020

Pesquisa Escutec/O Estado aponta para segundo turno em São Luís

Eduardo Braide permanece na liderança com 45% dos votos válidos; disputa pelo segundo lugar continua entre Duarte Júnior e Neto Evangelista

Carla Lima/Editora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Eduardo Braide mantém liderança, mas números mostram indicativo de segundo turno em São Luís
Eduardo Braide mantém liderança, mas números mostram indicativo de segundo turno em São Luís (SL Escutec)

São Luís - Nova pesquisa Escutec/O Estado traz o cenário da disputa eleitoral em São Luís. Pelos números, a corrida pelo comando do Palácio de La Ravadiere será definida no segundo turno. A maior disputa, ainda segundo os dados do levantamento, acontece entre os candidatos Duarte Júnior (Republicanos) e Neto Evangelista (DEM) que buscam a segunda colocação para disputar o segundo turno contra Eduardo Braide (podemos) que se mantém na liderança na capital.

A pesquisa Escutec/O Estado ouviu 1 mil eleitores de São Luís nos dias 26 a 28 deste mês. O registro na Justiça Eleitoral é MA 07221/2020 e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 90%.

Os novos número da Escutec/O Estado mostra que a disputa pela Prefeitura de São Luís deverá seguir para o segundo turno. Eduardo Braide ainda lidera, mas aparece desta vez com 40% das intenções de votos no cenário estimulado. Em segundo aparece Duarte Júnior com 19%. Ele é seguido de perto por Neto Evangelista que obteve 15%.

Rubens Júnior, candidato do PCdoB, tem 8%, Bira do Pindaré (PSB) aparece com 3% e Jeisael Marx (Rede) e Yglésio Moyses (Pros) obtiveram 2% cada. Franklin Douglas (PSOL), Hertz Dias (PSTU) e Silvio Antônio (PRTB) somaram 1%.

Considerando somente os votos válidos, a disputa em São Luís fica assim: Braide tem 45%, Duarte Júnior, 21%, Neto Evangelista, 17%, e Rubens Júnior fica com 9%. Bira do Pindaré, Jeisael Marx, Yglésio Moyses, Franklin Douglas, Hertz Dias e Silvio Antônio mantêm os mesmo percentuais da pesquisa estimulada. (Veja o gráfico).

Rejeição

Quando o eleitor foi questionado sobre em quem não votaria de forma alguma, aparece em primeiro na questão da rejeição Bira do Pindaré. Ele tem 22% de rejeição. Em seguida aparece Eduardo Braide com 15% e Duarte Júnior e Neto Evangelista com 10% cada.

Rubens Júnior tem 9% de rejeição, Jeisael Marx (8%), Yglésio Moyses (5%) Sílvio Antônio (3%) e Hertz Dias e Franklin Douglas aparecem com 2% de rejeição cada um. Nenhum dos candidatos somou 6% e não sabe ou não respondeu, 8%.

Mais

Segundo turno

Foram também simulados cenários para uma possível disputa de segundo turno. Na primeira, o cenário mostra a disputa entre Eduardo Braide e Duarte Júnior. Nela, o primeiro tem 52% contra 34% do republicano.

O segundo cenário mostra a disputa eleitoral entre Braide e Neto Evangelista. O candidato do Podemos tem 54% contra 28% de seu concorrente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.