PEN Clube

Monólogo maranhense sobre confinamento é premiado nacionalmente

Escritora maranhense Ana Luiza Ferro é uma das vencedoras do concurso do PEN Clube do Brasil que elegeu textos com temática da reclusão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Ana Luiza Ferro em noite de autógrafos
Ana Luiza Ferro em noite de autógrafos (Ana Luiza Ferro)

São Luís - Com o texto "O mundo cabe no meu quarto", a promotora de Justiça e escritora maranhense Ana Luiza Almeida Ferro foi uma das quatro vencedoras do concurso literário nacional intitulado "Monólogos históricos para o PEN Clube em tempos de confinamento e reclusão – 2020". O anúncio oficial dos vencedores foi feito pelo presidente da instituição, Ricardo Cravo Albin. Ao todo, quatro textos foram premiados. Todos serão traduzidos para o inglês e enviados para os mais de 200 PEN Clubes espalhados pelo mundo. Também serão objeto de lives e, eventualmente, quando a crise sanitária permitir, serão encenados em teatro no Rio de Janeiro. Além do texto "O mundo cabe no meu quarto", da escritora ludovicense, foram selecionados "Em suspenso", de Amara Luna; "Memórias em madrepérola", de Eduarda Penha; e “Testando positivo", de Sergio Fonta.

Integraram o Júri Eduardo Coutinho, Miriam Halfim e Tania Zagury, os quais, no processo de avaliação, consideraram os seguintes aspectos: qualidade literária do texto, respeito à temática proposta, correção gramatical e linguística, originalidade no tratamento do tema, coerência interna e apresentação sob o formato de monólogo, entendido como o tipo de texto interpretado ou enunciado por somente uma pessoa, no qual o discurso é produzido para si próprio, de maneira que o público, os leitores ou os ouvintes têm a sensação de ler o pensamento de seu intérprete.

Esta não é a primeira vez que Ana Luiza Ferro tem seu trabalho reconhecido pela instituição. Há quase cinco anos ela foi agraciada com o Prêmio Literário Nacional PEN Clube do Brasil 2015, na categoria Ensaio, pela obra “1612: os papagaios amarelos na Ilha do Maranhão e a fundação de São Luís” (Curitiba: Juruá, 2014, 776 p.). "É uma grande honra voltar a ser premiada em concurso promovido pelo PEN Clube, a mesma tradicional instituição que já teve entre os vencedores de seus prestigiosos concursos alguns dos maiores nomes da literatura brasileira, como Ferreira Gullar, Guimarães Rosa, Antonio Callado, Lygia Fagundes Telles, Josué Montello e muitos outros. E mais, este concurso tem uma marca histórica, é único, busca retratar, por meio de quatro monólogos, a ansiedade, medos, dúvidas, tensões e expectativas deste período pandêmico, de um ano excepcionalmente difícil para a humanidade”, diz a escritora.

Ela conta que "O mundo cabe no meu quarto" é seu primeiro texto para teatro. “Para minha carreira, é mais um porto significativo na travessia da poesia em versos para a prosa literária. É também meu primeiro texto para o teatro. Significa mais um reconhecimento nacional do meu trabalho. Saber que meu monólogo, ao lado de outros três, após tradução para o inglês, será enviado para vários países, por via da rede de mais de 200 PEN Clubes pelo mundo, além de vir a integrar um espetáculo a ser apresentado no Rio de Janeiro, com montagem cênica em teatro, incluindo a participação de diretores e atores, é uma satisfação inestimável, que devo a Deus e a meus pais. Penso ainda que todo escritor é um embaixador de sua terra, e é assim que eu me sinto, uma embaixadora de nossa Atenas Brasileira. Ave, Atenas!".

Trajetória
Ana Luiza Almeida Ferro é membro da Academia Maranhense de Letras e da Academia Ludovicense de Letras. É promotora de Justiça, doutora e mestra em Ciências Penais (UFMG), pós-doutora em Derechos Humanos (Universidad de Salamanca, Espanha), coordenadora do Programa de Pós-Graduação e professora da Escola Superior do Ministério Público do Maranhão (ESMP-MA). Escritora, historiadora, poeta e conferencista internacional.

É membro da European Society of International Law (ESIL) e da Accademia Internazionale Il Convivio (Itália), membro de honra da Sociedade Brasileira de Psicologia Jurídica (SBPJ), membro do PEN Clube do Brasil, da Academia Brasileira de Direito (ABD), do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), da Academia Maranhense de Letras Jurídicas (AMLJ) e de várias outras instituições culturais. Proferiu inúmeras palestras e conferências no Brasil e na Europa (Espanha, Portugal) sobre Direito e Criminologia, especialmente sobre o tema do crime organizado.

Possui vasta bibliografia, compreendendo diversos livros, sobretudo de Direito Penal, História e poesias, e mais de 40 artigos jurídicos e historiográficos publicados em livros e revistas especializadas.

Entre suas obras publicadas estão “O Tribunal de Nuremberg: dos precedentes à confirmação de seus princípios” (2002); “Versos e anversos” (2002, em coautoria); “Escusas absolutórias no Direito Penal” (2003); “Robert Merton e o Funcionalismo” (2004); “O crime de falso testemunho ou falsa perícia” (2004); “Interpretação constitucional: a teoria procedimentalista de John Hart Ely” (2008); “Quando: poesias” (2008); “A odisséia ministerial timbira: poema” (2008); “Crime organizado e organizações criminosas mundiais” (2009); “O náufrago e a linha do horizonte: poesias” (2012); “Criminalidade organizada” (2014, em coautoria); “1612: os papagaios amarelos na Ilha do Maranhão e a fundação de São Luís” (2014, edição brasileira); entre outros.l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.