Criminalidade

Ex-presidiário morto a tiros no bairro Alemanha

Preto, como era conhecido, era suspeito de agir nessa área e respondia por vários crimes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

São Luís - Os acusados de terem assinado a tiros o ex-presidiário Samuel Silva Viana, o Preto ou Alemanha, ainda ontem não tinham sido presos. O crime ocorreu durante a noite do último dia 27, no bairro da Alemanha. Dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) mostram que somente neste mês já ocorreram 19 casos de crime de homicídio doloso na Grande Ilha.

A polícia informou que Samuel Silva foi baleado em via pública e os suspeitos tomaram rumo ignorado. Os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foram acionados, mas quando chegaram encontraram Preto sem vida.

O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), no Bacanga, para ser autopsiado e o resultado do exame pericial vai ser encaminhado para a equipe da Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP), que está investigando o caso.

Ainda de acordo com a polícia, Samuel Viana respondia pelos crimes de homicídio doloso, furto e roubo. Em outubro de 2016, ele, após ser beneficiado com a saída temporária do Dia das Crianças, saiu do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, mas, não retornou ao presídio no período estabelecido pelo Poder Judiciário.

A equipe da Superintendência de Repressão ao Narcotráfico (Senarc) realizando incursões na Grande Ilha, no dia 11 de janeiro de 2017, conseguiu prender Preto e acabou voltando ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Mas, ele acabou sendo beneficiado com uma das saídas temporárias deste ano e não retornou para a unidade prisional. Há informações que Preto já estava cometendo atos criminosos, principalmente, na área da Alemanha.

Tentativa de homicídio
Três pessoas foram vítimas de tentativa de homicídio durante o período da noite de terça-feira (27). Uma das vítimas é o ex-presidiário, identificado como Joelmir, de 33 anos. A polícia informou que ele responde pelos crimes de roubo e ainda ontem estava correndo risco de morte no Hospital Municipal de Imperatriz (HMI).

Ainda segundo a polícia, que esta era a segunda vez que Joelmir tinha sido vítima desse tipo de crime somente neste mês. Na noite de terça-feira, o ex-presidiário e seus dois parentes foram baleados nas proximidades do Espetinho, no bairro Santa Rita, em Imperatriz. Os acusados fugiram em uma motocicleta, de marca e placa não identificadas.

Homicidas
O faccionado Mata Ótimo, de 19 anos, foi preso ontem em cumprimento de ordem judicial em Timon. De acordo com a polícia, ele é um dos suspeitos de ter assassinado a tiros José Lima da Silva, Neto Bala, de 37 anos, no dia 11 de junho deste ano, no Conjunto Júlio Almeida, nessa cidade.

Nesse crime ainda contou com a participação de adolescente, que já foi identificado e apreendido. A polícia informou que esse assassinato foi motivado por rivalidades de faccionados. Este tipo de ato criminoso vem ocorrendo nessa cidade desde o final do ano passado.

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) prenderam em flagrante um acusado de tentativa de homicídio, ocorrido no final da tarde do último dia 27, em São Luís. Segundo a polícia, o detido é suspeito de ter desferido um golpe de faca no pescoço de um funcionário terceirizado da Central de Abastecimento de São Luís.

A vítima foi levada para o hospital na capital, enquanto, o detido apresentado na sede do 4º Distrito Policial, no bairro do Vinhais, onde prestou esclarecimentos sobre o caso, e, logo após, encaminhado para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.