Politicagem

Afastamento do prefeito de Governador Nunes Freire vira caso de Justiça

Josimar da Serraria foi sumariamente denunciado, julgado e afastado do cargo por sessão remota que durou duas horas

José Linhares Jr

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Luis Fernando Pereira (centro) comandou sessão que decidiu pelo afastamento de Josimar da Serraria
Luis Fernando Pereira (centro) comandou sessão que decidiu pelo afastamento de Josimar da Serraria (Governador Nunes Freire)

GOVERNADOR NUNES FREIRE - O prefeito de Governador Nunes Freire, Josimar Alvez de Oliveira (PSB), foi alvo de um processo de afastamento inédito na Câmara Municipal do município. Segundo ação judicial protocolada contra o processo de afastamento, o prefeito foi denunciado, julgado pelos vereadores e afastado em um único dia pelo presidente da Câmara Municipal, Luis Fernando Pereira. O prefeito foi afastado por 60 dias sem direito a defesa e o próprio presidente do Legislativo Municipal assumiu a prefeitura da cidade.

A sessão que afastou o prefeito da cidade foi realizada de forma remota e durou cerca de 2 horas. No início da sessão, Luis Fernando Pereira fez a leitura das supostas denúncias contra Josimar Alvez. A leitura das denúncias contra o prefeito, conhecido como Josimar da Serraria, foi feita em pouco mais de 10 minutos.

Após o recebimento e leitura das supostas denúncias, o primeiro vereador a manifestar-se foi Vanderley Pereira da Silva. O parlamentar denunciou manobra que visava afastar o prefeito sem que fosse aberto processo administrativo e nem observadas as normas constitucionais para o afastamento do chefe do executivo.

Segundo o prefeito afastado, a manobra do presidente da Câmara faz parte de um esquema para prejudica-lo em sua reeleição. Durante sua fala na sessão que aceitou denúncia, julgou e afastou o prefeito, o vereador Vanderley falou em politicagem na presença de Luis Fernando Pereira. Em sua defesa, o presidente da Câmara disse que não “estava fazendo politicagem”.

O vereador Francisco Soares do Nascimento (PT), conhecido como Castelo, usou a tribuna para manifestar-se pelo afastamento de Josimar da Serraria. Em sua fala o vereador afirmou que seu projeto de reeleição fora abandonado por Josimar e que, por isso, ele estava mudando de lado. “Não sou mais 40, agora eu sou 22”, disse o vereador.

Josimar entrou com pedido de liminar em que solicita a anulação da sessão. O juiz Flávio Fernandes Gurgel Pinheiro, titular da Vara Única da Comarca de Governador Nunes Freire, atendeu parcialmente o pedido do prefeito. O magistrado exigiu o congelamento das contas da cidade para impedir saques indevidos aos cofres públicos e ordenou ao presidente da Câmara de Vereadores, Luis Fernando Pereira, que apresentasse os documentos e o processo que resultou no afastamento sumário de Josimar da Serraria em 24h.

O descumprimento da ordem judicial irá gerar multa diária de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) a Luis Fernando em caso de descumprimento da decisão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.