Criminalidade

Roubo a residências aumenta no Maranhão, diz Anuário de Segurança

No primeiro semestre de 2019 houve 2.037 roubos a residências, no estado, enquanto, no mesmo período de 2018, contou com o registro de 1.653 casos

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Polícia investiga crimes cometidos em residências na capital maranhense; crimes dessa natureza aumentaram
Polícia investiga crimes cometidos em residências na capital maranhense; crimes dessa natureza aumentaram (casa roubada)

São Luís - Ocorrências como assaltos a residências ou a estabelecimentos comerciais são divulgados com uma certa frequência na mídia e até mesmo expostos nas redes sociais. Ainda no mês de maio deste ano ocorreu na cidade de Bom Lugar um assalto a uma casa de um empresário com reféns e resultou na morte de dois bandidos em confronto com a polícia.

Os dados do 14º Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostram que houve o registro de 2.037 roubos a residência durante o primeiro semestre do ano passado no Maranhão. Uma média de 170 casos por mês. Como também houve o aumento de 22,5% dos casos de 2019 em relação ao mesmo período do ano de 2018, que contou com 1.653 casos.

Uma das vítimas desse tipo de crime foi a idosa Raimunda Ferreira Lima, de 81 anos, inclusive, no dia 24 de abril do ano passado, veio a falecer no hospital de Coroatá. Ela e o esposo, Raimundo Alves da Silva, de 64 anos, foram espancados por criminosos. A polícia informou que os bandidos invadiram a casa dos idosos com o objetivo de roubar dinheiro e iniciaram agressão física porque não encontraram a quantia em valor. Os assaltantes somente deixaram o local com a chegada dos vizinhos.

Mais crimes
Ainda na primeira quinzena do mês de março deste ano, segundo a polícia, Tiago Castro da Silva, de 22 anos, morreu baleado no decorrer de um assalto a um comércio, no bairro Castelo Branco, na cidade de Caxias. Ele, em companhia de outro criminoso, anunciou o assalto, ocorrendo troca de tiros. Uma das balas atingiu Tiago Castro, que morreu ainda no local. Ele era ex-presidiário do Complexo de Pedrinhas.

Em relação a roubo a ponto comercial, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, houve o registro 1.656 casos em todo o estado durante os primeiros seis meses de 2019. Enquanto, no primeiro semestre de 2018, um total de 1.240 casos. Apresentando um aumento de 32,8%.

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública também revelou um aumento de 4,4% dos casos de roubo a transeuntes ocorridos no primeiro semestre do ano passado em relação ao mesmo período do ano anterior, que contou com 31.686 casos, enquanto, em 2019, 33.266 roubos.

No dia 24 do mês passado, o policial militar Ricardo Sousa Pinheiro, de 35 anos, foi assassinado a tiros durante uma tentativa de assalto, no bairro Ipem São Cristóvão. De acordo com a polícia, a vítima estava chegando a residência de sua genitora quando foi abordado pelos bandidos. Houve troca de tiros. Um dos assaltantes, Wilker Xavier Silva, de 18 anos, foi baleado e morto, enquanto, o militar morreu ao dar entrada em um hospital da capital.

Combate
Ainda no mês de julho deste ano, a Polícia Civil deflagou uma operação na Grande Ilha que resultou na prisão de 10 suspeitos de integrar uma organização criminosa especializada de assaltos a residências. O delegado Carlos Alessandro de Assis declarou que as ações repressivas e de prevenção a estes casos integram o plano de trabalho da Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC) com apoio de outras unidades da Segurança Pública.

O delegado disse que neste período de pandemia foi observada a incidência de alguns tipos de criminalidade e, a partir daí, organizado um planejamento de trabalho com foco no controle e prevenção dos casos. “O plano de trabalho é desenvolvido por equipe treinada e capacitada e conta com um banco de dados com informações de suspeitos”, frisou.

Durante o primeiro semestre deste ano, a SPCC registrou 232 prisões, fruto de uma série de operações para prevenir crimes. Somente na Operação Leste Seguro, oito suspeitos de praticar diversos crimes na Ilha, principalmente, roubo foram retirados de circulação. Uma outra ação realizada pela polícia na segunda quinzena de junho deste ano resultou na prisão de 44 pessoas, apontadas por ações criminosas. A SPCC conta com um canal via WhatsApp – (98) 98418.5661 – para denúncias, mantendo do sigilo da fonte.

DICAS DE SEGURANÇA

- Não ande sozinho. Sempre que for possível, não se exponha gratuitamente à ação dos delinquentes, passeando desacompanhado por locais ermos e ou em horas avançadas. Em uma festa ou reunião espere pela companhia de um amigo para saírem juntos.

- Quando estiver só, escolha seu trajeto, evitando passar por locais desertos e ou pouco iluminados. Mantenha-se alerta ao cruzar com suspeitos e não pare para atender pedidos que lhe despertem desconfiança.

- Não carregue consigo grandes importâncias em dinheiro ou outros valores. Se o fizer por necessidade imperiosa, procure guardar o numerário de modo seguro e discreto, evitando grandes aglomerações, onde agem os punguistas e descuidistas, assim como em lugares sem movimento onde poderão roubá-lo. As mulheres devem carregar suas bolsas firmemente seguras entre o braço e o corpo, mantendo a mão sobre seu fecho.

- Ao parar em pontos de ônibus procure os que se situam em locais de grande movimento, preferencialmente aqueles localizados à porta dos estabelecimentos comerciais.

- Quando estiver em um coletivo e este for invadido por ladrões, mantenha-se calmo. Não encare diretamente os assaltantes e nem tente dialogar com eles. Se houver oportunidade de se desfazer de alguns de seus valores, faça-o de maneira a mais dissimulada possível, guardando consigo uma pequena soma de dinheiro. Não reaja, sua vida não tem preço.

- Não use locais isolados para namorar. Casais em lugares solitários são presa fácil dos ladrões.

- Desconfie sempre de estranhos de conversa envolvente que tentem aproximação. Não aceite convites de desconhecidos casuais que venha a encontrar na rua, em bares ou casas de diversão noturnas.

- Procure controlar-se nas piores situações. Os assaltantes valem-se do fator surpresa para atacar suas vítimas. Não grite e nem discuta com eles - seu nervosismo poderá aumentar a tensão sob a qual agem e provocar uma atitude mais agressiva em seu desfavor.

- Quando estiver em seu automóvel, evite estacionar em lugares desertos e pouco iluminado.

- Na sua residência mantenha todas as portas trancadas e só atenda à porta após identificação prévia.

- Não aceitar a entrada de técnicos não solicitados na sua residência.

- Ao sair ou retornar da residência, observe as proximidades e se constatar a presença de estranhos, não entre.

- Ao viajar, avise parentes ou vizinhos de confiança, para que esporadicamente verifiquem a residência e façam a coleta de correspondências.

NÚMEROS

1.656 roubos a comércios nos primeiros seis meses do ano passado em todo o estado
36.503 residências foram assaltadas durante o primeiro semestre de 2019 no Maranhão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.