Melhorias

Áreas verdes da cidade são ampliadas com plantio de mudas e manutenção do paisagismo

Projetos de arborização têm focado em praças construídas ou reformadas e em canteiros de grandes avenidas da capital, que recebem plantio de milhares de mudas de ipês e oiti, proporcionando beleza e qualidade de vida à população

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

[e-s001]São Luís - Praças e canteiros de grandes avenidas de São Luís estão sendo transformados em espaços mais bonitos e mais arborizados com os investimentos na área de paisagismo. Na última semana, a Prefeitura de São Luís, por meio do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), deu início à ação de preparo para o plantio de duas mil mudas de ipês e oitis em canteiros de avenidas da capital. A ação, além de oferecer mais beleza para os ambientes, tem como principal objetivo a construção de uma cidade com mais qualidade de vida para sua população, à medida que a natureza em abundância, em meio às construções civis, proporciona mais bem-estar, saúde física e mental aos habitantes por meio de um contato mais próximo com o meio ambiente.

"Nos últimos anos, milhares de mudas foram plantadas, estrategicamente, em vários pontos e assim seguiremos para construir a cada dia uma cidade melhor e mais bonita. Atualmente, estamos arborizando importantes avenidas e praças, substituindo espécies impróprias para determinados espaços e urbanizando a cidade de forma inteligente, ou seja, levando a espécie certa para o lugar certo", destacou o prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

A Prefeitura de São Luís, por meio do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), realizou o plantio de milhares de mudas em espaços que estão prestes a ser entregues à população, no último mês, a exemplo da Praça João Lisboa e Largo do Carmo. Na primeira, além das espécies centenárias que foram preservadas, foi realizado o plantio de mudas de pequeno porte, ornamentais, como as florais, o que vai dar nova face e mais cor ao espaço. No segundo, todos os canteiros foram ajardinados, inclusive com o transplante de palmeiras. Além dos já existentes, a Prefeitura vai resgatar o jardim público que ocupará o terreno onde estavam edificados os abrigos de comércio, na esquina com a Rua Grande. Nele, diferentes espécies serão plantadas e darão novo visual à região.

Outro espaço histórico e de grande importância que também está passando por etapa de plantio de mudas é a Praça Benedito Leite. Nele, todas as espécies existentes foram preservadas e, em todos os canteiros, a Prefeitura realizou a plantação de grama e segue avançando com o plantio de outras mudas ornamentais e de pequenas árvores que, no futuro, ajudarão em muito no sombreamento do espaço, que hoje, além de ser um dos principais espaços de visitação da capital, também é o palco de importantes eventos culturais, como a Feirinha São Luís e, sazonalmente, para as apresentações do Sarau Histórico, iniciativa de fomento turístico.

À parte do plantio de mudas nestes espaços, também já passou por projeto de paisagismo a Praça da Misericórdia, que será entregue até o fim do ano, assim como a Praça da Saudade, no coração da Madre Deus, processo que segue avançando para todos outros espaços da capital, a exemplo das 11 praças que estão sendo construídas ao longo da Ciclovia 104, na Cidade Operária, onde palmeiras e espécies frutíferas estão sendo plantadas.

Mais recentemente, equipes do Impur deram início ao processo de coveamento para a plantação de duas mil mudas de ipês e oitis em canteiros de avenidas da capital - ambas as espécies são indicadas para o plantio em áreas de movimentação. Os locais que receberão as mudas são as avenidas Do Vale (Renascença), Getúlio Vargas, João Pessoa, Kennedy, Vitorino Freire, até próximo à Fonte do Bispo, local já contemplado com a ação e que passa por ampla reforma realizada pelo prefeito Edivaldo por meio do programa São Luís em Obras. Além destas, outras como avenida dos Franceses, Colares Moreira, Daniel de La Touche, Holandeses, Africanos, Guajajaras, Carlos Cunha, dentre outros importantes corredores viários, também já receberam mudas que vão acrescentar em muito na qualidade de vida dos habitantes.

Mais verde
Também por meio do Impur, a Prefeitura de São Luís beneficiou, recentemente, praças como a da Bíblia, na região central da cidade, com projeto de paisagismo adequado para o logradouro, que está localizado entre avenidas, cercado por fiação elétrica e quer requer planejamento para o manejo de espécies arbóreas. Além das árvores existentes e que foram mantidas, todos os canteiros receberam dezenas de mudas de espécies de pequeno, médio e grandes portes, construindo uma área verde propícia para o lazer e descanso de todos, sobretudo daqueles que residem nas imediações, além de ter contribuído, assim, para o melhoramento da umidade do ar na região em razão do verde.

Ali próximo, também foi renovada a área verde do Parque do Bom Menino com a reforma estrutural, realizada no espaço. Além do reparo feito em todas as estruturas físicas do único parque municipal da cidade, todas as espécies impróprias e acometidas por alguma anomalia, por exemplo, foram substituídas e outras dezenas foram plantadas, redesenhando todo o espaço e proporcionando a expectativa de um equipamento cada vez mais verde, conforme o crescimento de cada muda for acontecendo no decorrer do tempo.

Na calçada do entorno do Parque do Bom Menino, além de ter sido restaurada, teve covas abertas, obedecendo à distância entre o meio-fio e o passeio de pedestre, para o plantio de novas mudas que, quando atingirem o tamanho ideal, vão sombrear todo o trecho, arborizando ainda mais o parque e a Avenida Alexandre de Moura, que também teve todo o canteiro reconstruindo e urbanizado com grama e espécies adequadas para o meio de vias, sem que cause prejuízos ao pavimento conforme forem crescendo as raízes.

Entre espaços construídos, e que tiveram a natureza preservada e complementada com outras espécies, estão os conjuntos de oito praças na Rua do Arame, no Vinhais; de outras oito no bairro Rio Anil e mais oito no Cohab-Anil. Em todos esses conjuntos os canteiros foram ajardinados, com mudas de todos os portes. Em muitas havia espécies frutíferas que foram mantidas, proporcionando não só bem-estar às comunidades beneficiadas com essas construções, mas, também, a oportunidade de consumir os frutos das mangueiras, cajueiros, jambeiros entre outras.

[e-s001]Novo paisagismo
Outros espaços importantes, considerados cartões-postais da cidade, também receberam paisagismo nos últimos anos. Na Praça Deodoro, a Prefeitura de São Luís realizou o plantio de várias mudas, além de ter projetado outros canteiros com a obra de requalificação por qual passou o espaço, assim como a praça do Pantheon, que conta com talude de grama, por exemplo.

Também houve a repaginação da Praça Gonçalves Dias, a qual recebeu várias espécies, em sua maioria, palmeira imperial, assim como na Praça Pedro II. Todos os espaços integram o Centro Histórico da cidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.