São Cristóvão

Adolescentes fazem novo motim em unidade

Em um intervalo de menos de uma semana ocorreram dois tumultos nessa unidade da Funac, mas, não houve registro de feridos ou fuga

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Internos já fizeram dois motins neste mês na unidade do São Cristóvão
Internos já fizeram dois motins neste mês na unidade do São Cristóvão (unidade Funac São Cristóvão)

São Luís - Dois motins foram registrados no Centro Socioeducativo de Internação do São Cristóvão, órgão da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), em de menos de uma semana. O último caso foi registrado na segunda-feira (26) e, segundo a Funac, não houve feridos.

Os adolescentes estavam revoltados e começaram a gritar. Há informações de que chegaram a jogar para o alto móveis e outros objetos. Os monitores tentaram acalmar os ânimos dos rebelados, mas isso só aconteceu com a chegada das guarnições da Polícia Militar.

A Funac informou ontem, por meio de nota, que houve o registro de um pequeno tumulto na unidade localizada no São Cristóvão. No entanto, todas as medidas de segurança para restabelecer a normalidade do Centro foram adotadas, sem notificação de feridos. A Funac dará continuidade aos procedimentos de apuração e responsabilização dos adolescentes, consoante com a proposta sociopedagógica e as normativas do órgão.

Os adolescentes também fizeram um tumulto, no último dia 20, nesse mesmo centro da Funac e um monitor foi feito refém. Não houve registro de feridos e nem fuga de internos.

Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores da Funac, Manoel Rabelo, um dos agentes de segurança socioeducativo ao transitar por uma das dependências desse centro foi surpreendido pelos adolescentes. Eles colocaram um chuço em seu pescoço e tentaram empreender fuga. Os outros agentes começaram a negociar com os rebelados e, somente após algumas horas, o refém foi liberado. Os ânimos se acalmaram e o caso foi comunicado para a direção da Funac.

Ainda conforme Manoel Rabelo, os agentes trabalham sem equipamentos de segurança e correndo risco de morte dentro do centro socioeducativo. “Os agentes trabalham sem ter em seu poder nenhum equipamento de segurança, pois isso é uma forma de correr perigo dentro do seu local de serviço”, frisou o presidente do Sindicato dos Servidores da Funac.

Outras ocorrências
A polícia também registrou outras ocorrências nas unidades da Funac do Maranhão no decorrer deste ano. No dia 21 de fevereiro foi registrado um motim no Centro Socioeducativo de Internação de São José de Ribamar. O ato foi promovido pelos adolescentes infratores e alguns educadores ficaram feridos.

Educadores, que não se identificaram, disseram que os adolescentes tentaram fugir, mas foram contidos e por isso se rebelaram dentro do centro socioeducativo. Cadeiras foram quebradas e outros imóveis. Alguns educadores passaram mal e ficaram feridos.

A Funac informou, por meio de nota, que não houve nenhuma rebelião nesse centro, mas, afirmou que ocorreu um tumulto realizado por adolescentes de uma das alas, que foi controlado imediatamente pela monitoria da unidade.

No dia 20 do mês de janeiro, quatro adolescentes conseguiram fugir em plena luz do dia da Unidade dos Três Poderes, em Imperatriz. De acordo com a polícia, um dos menores fugiu quando estava sendo atendido no posto de saúde. Neste momento, ele estava sob a vigilância de um monitor, mas, mesmo assim, conseguiu burlar o sistema de segurança da unidade. Os outros adolescentes aproveitaram a distração dos funcionários e pularam o muro da unidade, em seguida, tomaram rumo ignorado. A polícia foi acionada, realizou rondas pela localidade e ainda conseguiu apreender três fugitivos.

Cronologia das ocorrências nas unidades da Funac durante este ano

Dia 20 de janeiro: fuga na Unidade dos Três Poderes, em Imperatriz
Dia 21 de fevereiro: motim no Centro Socioeducativo de Internação de São José de Ribamar
Dia 20 de outubro: tumulto no Centro Socioeducativo de Internação do São Cristóvão
Dia 26 de outubro: mais uma vez tumulto no Centro Socioeducativo de Internação do São Cristóvão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.