Karatê

karateca maranhense é destaque em competições disputadas online

Em tempos de "novo normal" no karatê, Radhyja do Carmo Silva segue acumulando medalhas e se aperfeiçoando em aulas e cursos pela internet

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Radhyja do Carmo exibe medalhes conquistada na jovem carreira
Radhyja do Carmo exibe medalhes conquistada na jovem carreira

SÃO LUÍS – Ainda afetado pela pandemia do novo coronavírus, principalmente por se tratar de um esporte que precisa de bastante contato físico, o karatê segue se reinventando em suas competições virtuais pelo Brasil inteiro e tem maranhense que já brilhava nos tatames da vida real, e agora se destaca também no “virtual”. A karateca Radhyja do Carmo Silva, aluna do Colégio Militar Tiradentes I, da Vila Palmeira, segue acumulando medalhas de ouros, mesmo neste período atribulado, no qual divide seu tempo em casa entre estudos, outras atividades cotidianas e o esporte.

Depois de conquistar um ouro e um bronze na Copa Norte de Karatê on-line, realizada pela Federação de Karatê do Estado do Pará (FKEPA), e o Karatê Open Goiás respetivamente, no mês agosto, a jovem karateca, que é atleta do sub- 14, faixa roxa, ela vem acumulando mais ouros. Radhyja venceu I Copa Budo Kan Karatê Virtual, realizada pela Federação Maranhense de Karatê (FKEM), realizado no dia 27 de setembro, e foi ouro também no Campeonato Carioca de Kata on-line, no dia 10 deste mês, em competição da Tradicional Federação Carioca de Karatê DO (TFCK).

Já no dia 17, ela ficou com a prata no I Campeonato Virtual de Kata do Conexão Karate Clube, uma realização da Federação Baiana de Karatê (FBK).

Agenda cheia

Karateca disputa competições com o uso do celular
Karateca disputa competições com o uso do celular

E as competições virtuais não param para Radhyja do Carmo, que já foi eleita pela Federação Maranhense de Karate (FKEM) a melhor atleta da sua categoria, conquistando a 3ª colocação do ranking nacional da Confederação Brasileira de Karatê (CBK), em 2019. Ela vai disputar, no neste domingo, 25, o 4° Festival UKIP on-line de Kata, promovido pela União de Karatê do Interior Paulista, em Avaré, no interior paulista.

Ela está inscrita também no Campeonato Maranhense Escolar de Lutas, da Federação Maranhense do Desporto Escolar - FEMADE, que acontecerá nesta segunda-feira, 26. E ainda na Copa Nacional Cidade do Karatê Kata, que a Associação de Karatê Auto Reflexo vinculada à Federação Baiana de Karatê vai promover no dia 7 de novembro, em Itapetinga, no interior da Bahia.

Aperfeiçoamento online

Mesmo antes das competições online, Radhyja do Carmo Silva já estava treinando virtualmente. Com suas atividades esportivas suspensas, a jovem atleta, que diz sentir muita falta do convívio com os amigos do Colégio Militar Tiradentes I, tem dedicado parte do seu tempo, mas precisamente as madrugadas, para fazer workshops pela internet. Neste período da pandemia ela já treinou até com professores do Japão, em um seminário online. Diariamente ela treina, também pela internet, com sensei o Marco Aurélio, da Japan Karatê Shoto Federation (JKS).

Também participou do Workshop de Kata, com os sensei Luiz Inácio e Fabrice Chiron e da Jornada de Kata, com o sensei Rodrigo Souza, com nove aulas de kata avançado.

Saiba mais

O "Kata" é uma sequência de movimentos de técnicas de ataque e defesa, com base em critérios técnicos (conformidade na execução dos movimentos) e atléticos (o tempo e força utilizados nessa execução).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.