Pesquisa

Ibope/TV Mirante mostra novo cenário eleitoral em São Luís

De acordo com levantamento, Eduardo Braide lidera a corrida com 44% das intenções de votos, seguido por Duarte Júnior, com 19%; pesquisa divulgada pela TV Mirante, no JMTV 2ª edição, ouviu 805 eleitores

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
(Reprodução)

SÃO LUÍS - A pesquisa Ibope/TV Mirante, divulgada no JMTV 2ª edição da última sexta-feira, não descarta cenário de eventual segundo turno em São Luís. Eduardo Braide (Podemos) é quem lidera a pesquisa. Duarte Júnior (Republicanos), é o segundo colocado. O levantamento é o primeiro aferido após o debate entre os candidatos realizado pelo Portal Imirante.

A pesquisa Ibope ouviu 805 eleitores entre os dias 21 e 23 de outubro e está registrada na Justiça Eleitoral sob o número MA-05018/2020. O levantamento possui margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e dispõe de um nível de confiança de 95%.

De acordo com o instituto, no quesito estimulada, Eduardo Braide lidera a corrida eleitoral com 44% das intenções de votos.

Ele é seguido por Duarte Júnior, com 19% da preferência do eleitorado, na segunda colocação. Neto Evangelista (DEM) aparece logo em seguida, com 14% das intenções de votos e Rubens Júnior (PCdoB), ocupa a quarta colocação, com 6% da preferência do eleitorado.

Num segundo pelotão destacam-se os candidatos Bira do Pindaré (PSB), com apenas 3%; Jeisael Marx (Rede Sustentabilidade), com 2%; Yglésio Moyses (PROS), com 1%; Franklin Douglas (PSOL), com 1% e Hertz Dias (PSTU), com 1%.

Já o candidato Silvio Antonio (PRTB) não pontuou no levantamento.

Neste cenário, optaram pelo voto branco ou nulo, 5% dos eleitores entrevistados. Outros 4% não souberam ou não responderam aos questionários.

Quando analisados os votos válidos – excluídos aí brancos e nulos -, Eduardo Braide aparece com 49% da preferência do eleitorado, contra 21% de Duarte Júnior. Caso nenhum dos candidatos apresente 50%+1 nos votos válidos no primeiro turno, a disputa obrigatoriamente vai ao segundo turno.

Espontânea

Já no levantamento espontâneo, quando os nomes dos candidatos não são apresentados para o eleitor, Eduardo Braide lidera a corrida com 35% das intenções de votos; seguido por Duarte Júnior, com 13%; Neto Evangelista, com 10%; Rubens Júnior, com 5%; Bira do Pindaré, com 3% e Jeisael Marx, com 1%.

Neste quesito, não pontuam, os candidatos, Yglésio Moyses, Franklin Douglas, Hertz Dias e Silvio Antonio.

Outros [candidatos], também aparece com 0%; branco e nulo, aparece com 10% e não sabe ou não respondeu, 22%.

Pesquisa

A pesquisa Ibope é realizada com eleitores que votaram nas últimas eleições (votantes) da área em estudo. O modelo de amostragem utilizado, segundo o instituto é o de conglomerados em 2 estágios.

De acordo com o instituto, há filtragem em todos os questionários após a realização das entrevistas, com fiscalização em aproximadamente 20% dos questionários.

Segundo turno

A pesquisa Ibope/TV Mirante também ouviu a opinião de eleitores sobre dois cenários de eventual segundo turno na capital. O primeiro cenário é entre os candidatos Eduardo Braide e Duarte Júnior e o segundo cenário entre Eduardo Braide e Neto Evangelista.

1° cenário

Eduardo Braide 54%

Duarte Júnior 31%

Branco/Nulo 9%

NS/NR 6%

2º cenário

Eduardo Braide 55%

Neto Evangelista 28%

Branco/Nulo 13%

NS/NR 4%

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.