Segurança

Visita de Bolsonaro ao MA tem polêmica com Dino

Presidente diz que cancelou agenda em Balsas porque governador vetou auxílio da Políca Militar à segurança da comitiva; comunista nega e reage

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
(Roberto Bolsonaro)

O presidente da República, Jair Bolsonaro, ainda nem desembarcou no Maranhão - onde deve visitar alguns municípios na semana que vem - e a agenda já está marcada por uma polêmica com o governador Flávio Dino (PCdoB), um dos seus principais opositores no atual cenário nacional.

Uma troca de acusações entre bolsonaristas e dinistas tomou corpo ainda na noite de quarta-feira, 21, quando o presidente afirmou, durante entrevista ao programa Pingo nos Is, da Jovem Pan, que precisou cancelar uma visita que estaria agendada à cidade de Balsas, no sul do estado.

Segundo ele, o motivo seria o fato de que o governador do Maranhão teria decidido vetar a cessão de homens da Polícia Militar para auxiliar no esquema de segurança da sua comitiva.
“O governador Flávio Dino resolveu não ceder a Polícia Militar para fazer uma segurança mais aberta, digamos assim”, afirmou.

Nas redes sociais, no entanto, o próprio Flávio Dino negou a versão. Segundo ele, a informação teria partido de “alguns irresponsáveis”. “Não houve qualquer negativa de segurança a ele [Jair Bolsonaro]. Gostaria que mostrassem o documento que provaria a fantasiosa versão”, disse o comunista.

Horas depois, ele voltou para comentar novamente o assunto. “Acabo de descobrir que a mentira de que eu neguei segurança a Bolsonaro em Balsas partiu dele próprio. Exijo que ele mostre o documento que prova a sua versão”, completou.

Reafirmou - Em meio ao embate, o senador Roberto Rocha (PSDB) - um dos principais aliados de Bolsonaro no Maranhão - procurou a imprensa para reafirmar, já na manhã de ontem, a informação prestada pelo presidente. Segundo o tucano, Bolsonaro falou a verdade.

“O governador do Maranhão proibiu a Polícia Militar de garantir a segurança do presidente da República, que decidiu agora cancelar a viagem a Balsas”, disse Rocha, em contato por aplicativo de troca de mensagens com a reportagem de O Estado.

Ainda de acordo com o senador, um motivo político teria sido o mote para a atitude do chefe do Executivo Estadual.

“O presidente anunciaria também a federalização da MA-006, de de Balsas a Alto Parnaíba. Por isso o governador ficou louco”, comentou.

SSP nega veto a segurança para comitiva presidencial

Em meio ao embate de redes sociais entre o governador Flávio Dino, o senador Roberto Rocha e aliados do presidente Jair Bolsonaro, a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) decidiu posicionar-se oficialmente.

Por meio de nota, a pasta comandada pelo secretário Jefferson portela (PCdoB) reforçou o discurso do governador e negou qualquer ação no sentido de vetar a cessão de homens para a segurança presidencial em Balsas.

De acordo com a pasta, a versão do presidente e dos seus aliados maranhenses “é mentirosa”.

“A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão informa que é mentirosa qualquer versão de que foi negada segurança ao Presidente da República pela pasta de Segurança Pública, em suposta visita à cidade de Balsas”, diz o comunicado. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.