Enade

Cursos de graduação da UFMA se destacam entre os melhores do país no Enade 2019

Sete cursos do Campus São Luís foram destaques na avaliação, além de outros três do Campus Imperatriz

Com informações de assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
(ufma orçamento)

SÃO LUÍS - A Universidade Federal do Maranhão conquistou um desempenho expressivo no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2019, alcançando colocações significativas no país e nas regiões Norte e Nordeste. O Exame avalia o desempenho dos alunos de graduação de períodos finais e confere a qualidade dos cursos de instituições de ensino superior. O resultado foi divulgado na terça-feira, 20, pelo Ministério da Educação (MEC).

Em 2019, 390.365 estudantes de 1.225 instituições públicas e privadas realizaram o exame, que avaliou 29 áreas do Ano I que estão ligadas aos cursos de bacharelado em ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; bacharelado em engenharias e arquitetura e urbanismo; e cursos superiores de tecnologia. Desse universo, sete cursos de São Luís foram destaques na avaliação, além de outros três do Campus Imperatriz, Medicina, Enfermagem e Engenharia de Alimentos.

Os cursos de Enfermagem e Engenharia Ambiental do Campus São Luís ocupam a 9ª posição de melhores cursos entre todos os existentes no país — entre 799 de Enfermagem e 292 cursos de Engenharia Ambiental, respectivamente. Em nível regional, as Engenharias se destacaram, tendo sido Engenharia Mecânica da UFMA o melhor curso de graduação da área no Nordeste, enquanto Engenharia da Computação é a segunda melhor entre as regiões Norte e Nordeste, assim como Engenharia Ambiental, que ocupa a terceira colocação entre os cursos da área nessas mesmas regiões.

Em relação a outras graduações da Universidade em São Luís que foram bem avaliadas entre todos os cursos do país em cada área, estão: Educação Física (15º lugar), Engenharia da Computação (14º), Engenharia Mecânica (24º), Farmácia (25º) e Nutrição (31º). Dos 145 cursos avaliados pelo Enade, cinco tiveram nota máxima, e todos são da Universidade Federal do Maranhão. E entre os 22 cursos de graduação da UFMA avaliados no Exame, 13 tiveram notas 5 e 4, resultados que deixam a pró-reitora de Ensino (Proen), Isabel Ibarra, muito satisfeita. "É um orgulho fazer parte de uma universidade pública que contribui com a formação de qualidade de profissionais para o Maranhão e para o Brasil", declarou.

O procurador institucional, Romildo Sampaio, atribui esses números ao esforço de todos que compõem a Universidade. “Esse resultado é atribuído a um trabalho conjunto da gestão, da Pró-Reitoria de Ensino e, principalmente, dos coordenadores de curso que acabam capitaneando no âmbito dos cursos todas as ações e políticas que a instituição constrói e que, no fundo, sensibilizam os alunos, trabalham junto aos professores para que tenhamos um bom desempenho”, pontuou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.