Alimentação

Conheça seis flores comestíveis e seus benefícios

Nutricionista explica que, mais do que uma decoração bonita, o alimento possui muitos nutrientes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Salada de rabanete e flores comestíveis
Salada de rabanete e flores comestíveis (SALADA)

SÃO PAULO- Você já comeu flores? Isso mesmo. As flores comestíveis, ou PANCs - plantas alimentícias não convencionais, estão ganhando espaço nas cozinhas, não apenas na decoração dos pratos, mas também pelo alto valor nutritivo. As espécies variam em tamanhos, cores, sabores e aromas, e podem ser consumidas em saladas, sopas, peixes, carnes, sorvetes e onde mais permitir a criatividade.

Segundo Júlia Canabarro, nutricionista da Dietbox, startup responsável pelo software de nutrição mais utilizado no Brasil, grande parte das PANCs possui propriedades únicas. "Pela alta quantidade de nutrientes e ações antioxidante, adstringente, e anti-inflamatória são indicadas para compor uma alimentação mais saudável. Mas, é essencial conhecer a flor que deseja consumir para evitar problemas com indigestão, por exemplo", explica Júlia.

Conheça seis flores indicadas pela Dietbox, que vão deixar o prato mais bonito e a alimentação mais saudável:

Hibisco. Auxilia na perda de peso, no controle dos níveis de colesterol e tem potencial antioxidante. Além do tradicional chá, ele pode ser consumido em saladas e bowl de frutas.

Capuchinha. Tem ação expectorante, digestiva, antisséptica, depurativa, estimulante e diurética.

Celósia. Essa espécie de planta ornamental tem sementes comestíveis e nutritivas, já as folhas são boas opções para preparações refogadas.

Clitória. Rica em fitoquímicos, como flavonoides e antocianinas, com atividades antioxidantes.
Lírio-Amarelo. Seus botões têm sabor que lembra o alho e podem ser usados como condimento. As flores são perfumadas e comestíveis, para serem consumidas tanto cruas como cozidas.
Serralha. Pode ser consumida em diferentes pratos, cozida ou refogada. Apresenta diversos benefícios para a saúde, como: desintoxicação do organismo, alívio de dores no estômago, ação adstringente e anti-inflamatória.

Confira algumas receitas com flores:
Salada de rabanete e flores comestíveis

Ingredientes:
1 xícara de mix de flores comestíveis (capuchinha, lírio amarelo e clitória)
5 folhas de alface americana
5 folhas de rúcula
1 rabanete em fatias finas
1 rabanete roxo em fatias finas
3 cenouras raladas
1/4 xícara de repolho roxo picado
2 laranjas em fatias
1/2 xícara de suco de laranja
1/2 xícara de azeite de oliva extra virgem
1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto
1 colher de sopa de orégano seco
1 colher de sopa de mel
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo: em um recipiente, misture o vinagre de vinho tinto e o orégano. Reserve. Para o vinagrete, junte o suco de laranja, azeite, mel e uma pitada de sal e pimenta em um recipiente e mexa bem até ficar espesso e homogêneo. Para a montagem da salada, primeiramente, misture a alface e a rúcula com 1/4 de xícara do vinagrete. Adicione a metade dos rabanetes, da cenoura, a laranja e misture. Transfira tudo para uma travessa. Organize os ingredientes restantes para criar um acabamento colorido. Regue com mais vinagrete e decore com as flores comestíveis (você pode substituir essas opções por outras pancs de sua preferência).

Bowl de hibisco para o café da manhã
Ingredientes:

1 banana congelada (1/2 xícara)
1 e 1/2 colher de chá de hibisco in natura
1 xícara de amoras congeladas
1 xícara de morangos congelados
2 colheres de sopa de aveia em flocos
3 colheres de sopa de mel
1 colher de sopa de sementes de chia
1/2 xícara de leite de amêndoa ou outro leite vegetal
Chips de coco a gosto

Modo de preparo: para fazer o smoothie, em um moedor de café, triture os hibiscos, a aveia, e a chia até ficarem bem fininhos. Misture as frutas congeladas no liquidificador e bata até quebrá-los em pedaços pequenos. Adicione o leite de amêndoa, o mel e a mistura de hibisco moído e bata em velocidade baixa, até atingir uma textura bem macia. Transfira para um bowl e cubra com toppings a gosto, incluindo os chips de coco, mas você pode também adicionar a granola de sua preferência.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.