Protocolo de intenções

''Já mandei cancelar'', diz Bolsonaro sobre compra de vacina chinesa

Ministério da Saúde anunciou na terça-feira,20, intenção de adquirir 46 milhões de doses do imunizante. Ontem, 21, presidente disse que não haverá compra de ''vacina da China''; Bolsonaro se irritou com o anúncio do acordo por Pazuello

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Bolsonaro se irritou com o anúncio do acordo por Pazuello e desautorizou o ministro
Bolsonaro se irritou com o anúncio do acordo por Pazuello e desautorizou o ministro (Bolsonaro)

BRASÍLIA - O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse ontem, 21, que "já mandou cancelar" o protocolo de intenções de compra de 46 milhões de doses da vacina que está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan e pela farmacêutica chinesa Sinovac. (veja vídeo acima)

O anúncio do protocolo de intenções foi feito na terça-feira,20, pelo Ministério da Saúde após uma reunião entre o titular da pasta, Eduardo Pazuello, com governadores. O de São Paulo , João Doria (PSDB), participou – o Butantan é vinculado ao governo paulista.

“ Houve uma distorção por parte do João Doria no tocante ao que ele falou. Ele tem um protocolo de intenções, já mandei cancelar se ele [Pazuello] assinou, já mandei cancelar. O presidente sou eu, não abro mão da minha autoridade. Até porque estaria comprando uma vacina que ninguém esta interessado por ela, a não ser nós."

Mais cedo, Bolsonaro já havia afirmado em suas redes sociais que o governo não iria adquirir "vacina da China". Após essas declarações, o Ministério da Saúde fez um novo anúncio sobre o acordo, na qual o secretário-executivo da pasta, Elcio Franco, disse que o protocolo de intenções firmado com o Butantan não tem caráter vinculante, e que "não há intenção de compra de vacinas chinesas". O ministro Pazuello não participou desse novo anúncio.Depois do anúncio, o Ministério da Saúde retirou do site da pasta o comunicado sobre o protocolo de intenções.

'Compromisso de aquisição'

Durante a reunião com os governadores na terça-feira,21, Pazuello disse ter feito uma carta para o Butantan com o "compromisso da aquisição das vacinas que serão fabricadas até o início de janeiro":

"Nós já fizemos uma carta em resposta ao ofício do Butantan e essa carta, ela é o compromisso da aquisição das vacinas que serão fabricadas até o início de janeiro, em torno de 46 milhões de doses. E essas vacinas servirão para nós iniciarmos a vacinação ainda em janeiro", disse Pazuello.

Em um ofício datado da última segunda-feira (19), o ministro informa ao Butantan sobre a "intenção deste Ministério da Saúde em adquirir 46 milhões da referida vacina (Vacina Butantan-Sinovac/Covid-19), em desenvolvimento pelo Instituto Butantan, ao preço estimado de US$ 10,30 (dez dólares e trinta centavos) por dose". Bolsonaro afirmou que ao valor "seria uma importância bastante absurda".

Ministério da Saúde

Ontem 21, antes da manifestação de Bolsonaro no interior de São Paulo, o secretário-executivo do Ministério da Saúde disse, sobre a reunião desta terça, que "houve uma interpretação equivocada da fala do ministro da Saúde" e que "em momento nenhum a vacina foi aprovada pela pasta". Pazuello não participou da entrevista coletiva.

"Não há intenção de compra de vacinas chinesas. A premissa para aquisição de qualquer vacina prima pela segurança, eficácia, ambos conforme aprovação da Anvisa, produção em escala e preço justo. Qualquer vacina, quando estiver disponível, certificada pela Anvisa e adquirida pelo Ministério da Saúde, poderá ser oferecida aos brasileiros por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI). E no que depender desta pasta não será obrigatória", completou o secretário.

Assim como as demais vacinas testadas no Brasil, a CoronaVac está em fase de testes e sua eficácia ainda precisa ser comprovada antes que o uso seja liberado no país. 'Não há intenção de compra da vacina chinesa', diz secretário-executivo do MS

Mais cedo, Bolsonaro havia respondido a seguidores, na mesma rede social, que não iria comprar a vacina e falou em "traição" em uma postagem de um seguidor que mencionou o ministro Pazuello. "Qualquer coisa publicada, sem qualquer comprovação, vira traição", respondeu o presidente.

Mais tarde, Bolsonaro disse que "estamos perfeitamente afinados com o Ministério da Saúde, trabalhando na busca de uma vacina confiável, nada mais além disso. Fora isso é tudo especulação, é um jogo político.

Segundo o blog da Andréia Sadi, Bolsonaro se irritou com o anúncio do acordo por Pazuello e desautorizou o ministro. Fontes do governo avaliam que o chefe da Saúde não teve “malícia política” e deixou Doria “capitalizar” o anúncio.

De acordo com o blog do Valdo Cruz, logo depois que o presidente enviou mensagens a seus ministros dizendo que seu governo não vai comprar vacina da China, assessores presidenciais informaram que vão tentar convencer Bolsonaro a esclarecer melhor sua posição sobre o tema. Motivo: a vacina não será obrigatória, mas a maioria da população quer ser vacinada contra a Covid-19.

"Essa declaração do presidente gerou preocupação dentro do governo. Vai acabar gerando desgaste para o próprio presidente. Vamos conversar com ele para que esclareça sua posição sobre o tema", afirmou um assessor presidencial ao blog.

Vacina em SP

O governo de São Paulo já havia fechado, antes, contrato com o laboratório chinês para a aquisição de 46 milhões de doses. A gestão Doria buscava negociar com o governo federal para que elas fossem distribuídas via Sistema Único de Saúde (SUS).

Apesar disso, o governador já chegou a afirmar que, caso não houvesse acordo com o Ministério da Saúde, o governo estadual iria garantir a vacinação para "os brasileiros de São Paulo".

Antes do anúncio da possível compra da CoronaVac, o Ministério da Saúde havia dito que a previsão era de ter 140 milhões de doses no primeiro semestre de 2021: 40 milhões via iniciativa COVAX Facility, liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS);
100 milhões de doses via AstraZeneca/Oxford (além dessas doses, no segundo semestre, o governo pretende produzir 165 milhões de doses deste imunizante).

A pasta informou, na terça-feira, 20, que "somadas, as três vacinas – AstraZeneca, Covax e Butantan-Sinovac – representam 186 milhões de doses, a serem disponibilizadas ainda no primeiro semestre de 2021".

Doria está com agenda em Brasília nesta terça-feira e um de seus compromissos é uma reunião com o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres.

"A vacina é que vai nos salvar, que vai salvar a todos. Não é ideologia, não é política, não é processo eleitoral que salva, é a vacina", disse Doria durante a manhã após negação do presidente.

'Não é política, não é processo eleitoral que salva. É a vacina', diz Doria

Segurança da vacina

A CoronaVac está na terceira fase de testes. Na segunda-feira,20, o governo de São Paulo afirmou que 35% dos nove mil voluntários que participam dos testes no Brasil apresentaram reações adversas leves.

Segundo o governo, não houve registro de efeitos colaterais graves e a vacina pode ser considerada segura.

A informação faz parte de um estudo parcialmente apresentado em entrevista coletiva. O estudo, no entanto, não foi publicado em revista científica. Ainda não há dados sobre a eficácia da CoronaVac.

Segundo o governo, essas informações serão apresentadas até o fim do ano. Embora Doria tenha garantido anteriormente que a vacina começaria a ser aplicada em profissionais de saúde no dia 15 de dezembro, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse na segunda que a data para liberação ainda é incerta.

Para ser aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é necessário que a eficácia da vacina também seja comprovada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.