Aniversário

Favela do Samba celebra 70 anos de muita história

Para marcar a data será realizado nesta quinta (22), o programa Do Nosso Jeito que fará uma referencia ao histórico da agremiação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Momento de um dos desfiles da Favela do Samba
Momento de um dos desfiles da Favela do Samba (Favela do samba)

São Luís - A Sociedade Recreativa Favela do Samba comemora neste mês , 70 anos de existência, com atividade recreativa a ser veiculada nas redes sociais em função da pandemia da Covid-19. Para marcar a data, vai ao ar hoje, o programa Do Nosso Jeito, promovido pela Diretoria de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Maranhão. A transmissão ocorre às 20h em todas as plataformas digitais daquela instituição de ensino.
Coordenado pela pofessora Roselis Barbosa Câmara, o programa fará referencia ao histórico da Sociedade Recreativa Favela do Samba incluindo as grandes conquistas dessa agremiação carnavalesca e mensagens dos diretores,integrantes e apreciadores da escola.
Participam do programa personagens importantes da história da Favela, entre elas Mestre Júlio (Mestre de Bateria), o carnavalesco Júlio Matos (que esteve em 18 campeonatos conquistado pela escola), Renato Dionísio, Jeisa Moraes, Dr. Antonio Monteiro, Rogerio Avelar e João Moraes (ex-presidentes da Escola), Ivan Coracinha (interprete), Remy Andrade (carnavalesco de adereço), Pedro Padilha (carnavalesco de fantasias de destaques e autor de vários enredos), Júlio Braga (compositor), Nilsomar Bezerra (Mestre Sala), entre outros integrantes da nação favelense.
De acordo com o professor Euclides Moreira Neto, atual presidente da agremiação, as comemorações serão restritivas em função da pandemia.
"Além disso, queremos iniciar uma série de atividades que resgate a memória histórica e afetiva da Favela do Samba como os desenvolvimentos dos projetos Favela Itinerante – Resgate Musical e um roteiro chamado Cantos e Batuques Favelense - 70 anos de tradição”, diz o presidente.

Histórico
Fundada em 26 de outubro de 1950, a escola possui como símbolo a lira, que foi idealizado pelo Senhor Arcelino e é usado até hoje.Suas cores são azul, amarelo e branco. Conquistou 19 títulos, sendo o primeiro em 1977 e o último em 2019.
Em 2011 foi hexacampeã consecutivamente. Em 1984 não desfilou, porém trouxe Neguinho da Beija-flor para gravar o samba-enredo "Êta mulher paidégua". No carnaval de 2012, alcançou o heptacampeonato consecutivo igualando-se à Portela do Rio de Janeiro.

CLASSIFICAÇÃO DA ESCOLA NO CARNAVAL DE PASSARELA

. 1977 Campeã – No Rreino dos Orixás

. 1992 Campeã - Me Engana que eu Gosto

. 1993 Bicampeã - De Ourique á Praça Deodoro que é do Povo

. 1997 - Campeã - Cores e Sons, Deste Mundo Tropical

..1998 - Campeã - A Esperança que Balança, mas não cai

.1999 - Campeã - Carnaval de “A “Z” (tributo ao radialista José Raimundo Rodrigues)

. 2000 - Campeã - Do Guajá a Internet: Uma Odisseia na Passarela

. 2001 - Vice-campeã - Terapia natural da alegria, ou de cabacinha em cabacinha eu sou mais Terezinha

....... 2002 - Vice-campeã - Saraminda

. 2003 - Campeã - Sousândrade – Guesa Errante

. 2004 - Vice-campeã - Rebeldias na Ilha

. 2005 - Vice-campeã - Sabores picantes

. 2006 - Campeã - Axé da Favela no Reino de Mãe África

. 2007 - Campeã - Baladas de Alegria nas Imboladas de Zeca Baleiro

. 2008 -Campeã - O Homem e o Mar... Navegar é Preciso

. 2009 Campeã - Sob os efeitos da lua

. 2010 Campeã - A Favela se fez Bandeira no Planeta de César Teixeira

. 2011 - Campeã - O Boi é festa

. 2012 - Campeã - São Luís, a menina dos olhos do mundo.

- 2013 - não teve concurso de passarela

- 2014 - 3 lugar - Abram as Cortinas Favela o Espetáculo é você

- 2015 - Campeã - Da energia da vida a energia do carnaval através dos quatro elementos na natureza. A favela é pura energia

.- 2016 - 3 lugar - Se não chover? ...Se a fonte do Rio não brotar? ... E se o Mar secar? ... O que de nós será?

.- 2017 – Campeã - “União... São Luís... Artur Azevedo... um templo do povo... O templo do carnaval”.

- 2018 - 3° lugar - Visões da coluna Prestes, nas trilhas do sul do Maranhão uma coluna vertebrada de ossos feitos de sonhos e esperança

- 2019 - Campeã - Sob um Brilho de um Cometa chamado “Jesiel”

- 2020 – 4º lugar – A Rua Grande uma metamorfose urbana

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.