Eleições 2020

Duarte propõe adoção de compensação tributária para garantir serviços

Candidato do Republicanos foi o último postulante à Prefeitura de São Luís a participar da Sabatina O Estado/Imirante; novas entrevistas começam hoje

Gilberto Léda/ Da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Duarte Júnior falou ainda sobre Segurança, Educação e Mobilidade Urbana durante a Sabatina O Estado/Imirante
Duarte Júnior falou ainda sobre Segurança, Educação e Mobilidade Urbana durante a Sabatina O Estado/Imirante (Duarte Jr)

O candidato a prefeito de São Luís pelo Republicanos, Duarte Júnior, propôs ontem, durante participação na Sabatina O Estado/Imirante, a adoção de um programa de compensação tributária como forma de garantir recursos para investimentos prioritários em saúde e educação.

Na entrevista, ele voltou a defender seu plano de garantia de atendimento particular a quem estiver a mais de 90 dias na fila do SUS e de ampliação do horário de atendimento na rede municipal de saúde para garantir diminuição dessa fila.

Segundo ele, os recursos para garantir as duas medidas podem vir da iniciativa privada, a partir da cobrança de impostos devidos, por exemplo, por clínicas e laboratórios instalados na capital.

"Fazer com que essas empresas que hoje devem impostos à Prefeitura, e não pagam, elas possam pagar com a prestação de serviços. Ou seja: se tem um laboratório, se tem uma clínica particular, que está devendo imposto, ao invés de pagar e colocar o dinheiro nos cofres da Prefeitura, vai pagar realizando consultas, realizando exames", disse.

A mesma medida, segundo o candidato, pode ser adotada em relação a sua proposta de reforma de escolas e criação de novas creches na cidade. Para ele, é possível, por exemplo, manter creches com o recursos advindos de impostos devidos e não pagos por instituições de ensino superior de São Luís.

Duarte lembrou que atuou desta forma à frente do Procon-MA, quando multas de empresas de foram transformadas em serviços nos Terminais de Integração.

Metas

Sobre o saneamento básico, o republicano afirmou que pretende revisar o contrato de concessão entre a Prefeitura e a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema). Para ele, é necessário estabelecer metas para a atuação do órgão.

"Chega a ser imoral o contrato entre a Prefeitura e a Caema não ter metas. Metas de curto, médio e longo prazo, de expansão do fornecimento de água. Em São Luís, hoje, a maioria dos bairros é água um dia sim, outro dia não", destacou.

Ele criticou, ainda, a "desorganização" e a "falta de diálogo" entre a Prefeitura e a Companhia no que diz respeito à quebra de ruas para obras de esgotamento. E defendeu multas em caso de serviço mal feito.

“Quando a Caema tiver que fazer uma obra, vai ter que ter um planejamento para dialogar com a Prefeitura. Se a Caema fizer uma obra e quebrar o asfalto ela vai ter que repor aquele asfalto”, disse. E completou: "É chamar a Caema 'pra catraca', estabelecer metas e essas metas terão que ser cumpridas. E se no Procon nós multamos, nós vamos fazer com muito mais força na Prefeitura", completou.

Mais

Sobre segurança, Duarte Júnior propôs que a Guarda Municipal esteja mais presente nas escolas. "Ao tempo em que eu estou garantindo a proteção do nosso patrimônio físico, material, eu cuido do nosso principal patrimônio, que são as pessoas, que é o patrimônio imaterial", afirmou. Ele prometeu, também, "auxílio fardamento" aos guardas municipais e defendeu parceria da Prefeitura de São Luís com o Governo do Estado.

Candidato propõe revisão de contratos de transporte

Questionado sobre seus planos para mobilidade urbana, Duarte Júnior destacou que pretende dar prioridade ao transporte público. E disse que, se eleito, revisará todos os contratos entre a Prefeitura de São Luís e as empresas de ônibus da capital

"Vamos revisar esses contratos, vamos revisar essa concessão. Tem itens da concessão que não são fiscalizados, e precisam ser. Tem empresas que receberam a concessão e prestam um serviço indecente. Muito aquém daquilo que o consumidor precisa", destacou.

O candidato pontuou, ainda, a necessidade de renovação da atual frota de veículos do transporte coletivo e de melhor infraestrutura viária para que as viagens sejam mais rápidas.

"No momento em que você garante um ônibus mais rápido, você faz com que o cidadão deixe de usar o seu veículo particular e passe a utilizar o transporte público”, concluiu. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.