Patologia

Alerta: casos de câncer de pulmão aumentam durante a pandemia

Esse tipo de patologia é diagnosticada por meio de exame de tomografia de tórax e, segundo o Inca, ao longo deste ano podem ser registrados mais de 500 novos casos no Maranhão; com mais exames, mais casos foram detectados

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Diagnóstico é dado por meio de tomografia de tórax
Diagnóstico é dado por meio de tomografia de tórax (câncer de pulmão)

São Luís - Este mês é realizado o Outubro Rosa. A campanha tem como objetivo alertar sobre o câncer de mama, mas exames de tomografia de tórax feitos durante o período de pandemia em suspeitas de Covid-19 acabaram constatando vários casos de câncer de pulmão. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), esse tipo de patologia é a segunda mais comum em homens e mulheres no país.

Ainda de acordo com o Inca, a estimativa é de que, ao longo deste ano, sejam diagnosticados, no Brasil, 30.200 novos casos e, entre essa quantidade, cerca de 500, somente no Maranhão. Até o último dia 19, um total de 137 pessoas com câncer morreram em decorrência de complicações do novo coronavírus, em todo o estado.

Os médicos de um hospital particular observaram que alguns suspeitos de coronavírus também possuíam nódulos nos pulmões e isso foi verificado por meio do exame de tomografia de tórax. Por essa razão é de suma importância os profissionais da área de saúde reavaliarem os resultados das tomografia realizadas no decorrer da pandemia. “Foi observado, durante a pandemia, o aumento no número de casos de câncer de pulmão, baseado em achados radiológicos nas tomografias feitas nos pacientes com sintomas relacionados ou não à Covid-19. Fizemos a biópsia dos suspeitos e os pacientes já iniciaram o tratamento”, declarou o oncologista Klayton Ribeiro.

O oncorradiologista Eduardo Medeiros informa que é de suma importância procurar o serviço especializado para saber se esses nódulos são suspeitos ou não, pois na maioria das vezes, a descrição no exame vem como nódulo de significado indeterminado. “A grande preocupação é detectar precocemente o câncer, o que aumenta as chances de cura”, frisou o médico.

Ele ainda disse que os nódulos calcificados observados nas tomografias de tórax, os granulomas, são benignos. “É comum identificar nódulos pulmonares, porque alguns são linfonodos intrapulmonares, estruturas normais que constituem a anatomia do pulmão. Também, vivemos em uma região endêmica de tuberculose, é comum também detectarmos granulomas, calcificados ou não. E essa investigação para a malignidade precisa de maior atenção nos pacientes de risco, os tabagistas e os fumantes passivos”, explicou Eduardo Medeiros.

Baixa radiação
O oncorradiologista informou que o principal exame de diagnóstico e rastreio das lesões pulmonares é a tomografia do tórax. Os pacientes de risco ou aqueles que observaram nódulos com características suspeitas devem fazer esse tipo de exame e possivelmente de baixa dose de radiação.

Ainda de acordo com o médico, há pacientes que vão fazer algum segmento de nódulo e precisam repetir a tomografia mais de uma vez durante o ano, recebendo uma dose mínima de radiação, o que acaba possibilitando algumas alterações. Já, a biópsia, pode utilizar o método de congelação.

Patologia
O médico Klayton Ribeiro afirmou que as pessoas não precisam aguardar o surgimento de sintomas para ser fazer a avaliação de nódulos pulmonares pois, na maioria das vezes, os casos podem ser assintomáticos.

Os principais sintomas são tosse frequente, escarrar sangue, dor no tórax quando respira e perda de peso. O médico frisou que esses sintomas são comuns em várias doenças e quando é descoberta, a patologia já pode está em estado avançado, por isso, é importante a detecção precoce.

Ele ainda informou que o ideal é começar a tratar esse tipo de doença ainda no estado inicial. “São tumores perfeitamente curáveis, mas precisam ser descobertos precocemente. Portanto, revejam seus resultados de exames de tomografia, verifiquem se tem algum nódulo suspeito e procurem, o serviço especializado ou um oncologista”, alertou o médico.

Klayton Ribeiro frisou que a detecção precoce é a chance de cura. “A população precisa continuar com os cuidados de prevenção ao câncer. Para os pacientes com a doença avançada há a imunoterapia e as drogas-alvo”, afirmou o oncologista.

NÚMEROS

500 novos casos de câncer de pulmão podem ser diagnosticados durante este ano no estado
137 pessoas com câncer faleceram neste ano por complicações da Covid-19, no Maranhão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.