Mortes violentas

Número de homicídios dolosos no Maranhão tem aumento na pandemia

Estado é o quarto mais violento na região Nordeste; 14º anuário Brasileiro de Segurança mostra que já ocorreram 833 assassinatos

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Homicídios dolosos aumentaram 23,2% no primeiro semestre deste ano no estado, em relação ao ano passado
Homicídios dolosos aumentaram 23,2% no primeiro semestre deste ano no estado, em relação ao ano passado (homicídio)

São Luís - O número de assassinatos cresceu durante a pandemia da Covid-19 no país. Segundo o 14º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 21.764 homicídios dolosos ocorreram no primeiro semestre deste ano em todo o país, enquanto no mesmo período do ano passado, ocorreram 20.105 casos. O Maranhão é o quarto mais violento do nordeste e registrou 833 homicídios dolosos no primeiro semestre deste ano. O primeiro é a Bahia, 2.660 casos, seguida do Ceará, com 2.203 e Pernambuco, com 1.895 casos.

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública é elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que compila as estatísticas de criminalidade no país, e foi divulgado ontem. Somente os casos de latrocínio (roubo seguido de morte), ocorreram 719 casos no país e um total de 375 registros de lesão corporal seguido de morte.

Ainda de acordo com os dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no Maranhão, durante o primeiro semestre deste ano houve um aumento de 23,2% dos casos de homicídio doloso - 833 registros desse tipo de crime, uma média de 140 mortes por mês - em relação aos primeiros seis meses do ano passado.

Em relação aos casos de latrocínio, no estado, ocorreram 33 no decorrer do primeiro semestre deste ano, enquanto no ano passado, 36 casos. Já, lesão corporal seguido de morte, o primeiro semestre deste ano, um total de sete casos e, no ano passado, um total de 10 casos.

Violência em alta
A violência continua predominando no estado, inclusive na Grande Ilha. Somente na capital, a polícia registrou dois assassinatos no domingo (18) e uma das vítimas foi identificada como Ítalo Matheus Sousa Tavares, de 25 anos. A polícia informou que ele residia em Iguaíba, Paço do Lumiar, e foi linchado por faccionados na Rua Gomes de Sousa, na Vila Passos. O jovem não tinha passagem na Justiça e levou golpes de barra de ferro e pedradas, em via pública.

Os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados e quando chegaram ao local encontraram a vítima sem vida. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), no Bacanga, e o resultado dos exames periciais vai ser encaminhado para a equipe da Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP), que está investigando o caso.

Na Cidade Olímpica ocorreu uma execução e a vítima foi Luís Eduardo dos Santos Guimarães, de 18 anos. De acordo com a polícia, o jovem era suspeito de ter atirado na perna de uma mulher, no sábado (17), naquela localidade. No domingo (18), ele foi atingido com três tiros na cabeça, quando estava sentando na porta de sua residência. Os acusados tomaram rumo ignorado. A polícia acredita que crime foi motivado por vingança, e está sendo investigado.

Tiroteio
Um tiroteio em uma casa de evento, no bairro Formosa, na cidade de Timon, ocorrido na noite do último domingo, resultou em duas mortes e seis pessoas ficaram feridas. Os nomes das vítimas não foram informados. O comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Jorge Araújo, declarou que grupos criminosos rivais que promoveram esse ato criminoso e até o momento não houve registro de prisão.

O policiamento na cidade foi reforçado e ainda ontem houve apreensão de veículos e entorpecentes. Jorge Araújo disse que a casa de show tinha autorização para funcionar e crime está sendo investigado pela Polícia Civil..

NÚMEROS

833 homicídios no primeiro semestre, no MA
676 homicídios no 1º semestre de 2019, no MA
23,2% aumento no número de homicídios no estado

Mortes violentas intencionais durante o primeiro semestre deste ano no Maranhão

Homicídio doloso: 833 casos
Latrocínio: 33 casos
Lesão corporal seguido de morte: 7 casos
Fonte: Fórum de Segurança Pública

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.