Ameaça

EUA acusam seis agentes da inteligência militar russa por ataques cibernéticos

Integrantes da GRU teriam participado de ataques contra a rede elétrica da Ucrânia, as eleições francesas, e os Jogos Olímpicos de Inverno de 2018

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Poster mostra os seis agentes de inteligência da Rússia formalmente acusados nos EUA de espionagem
Poster mostra os seis agentes de inteligência da Rússia formalmente acusados nos EUA de espionagem (Agentes russos)

ESTADOS UNIDOS - Seis integrantes da agência de inteligência militar russa GRU foram acusados formalmente nos Estados Unidos por ataques cibernéticos globais, incluindo contra a rede elétrica da Ucrânia, as eleições na França em 2017 e os Jogos Olímpicos de Inverno em 2018, anunciou na segunda-feira,19, o Departamento de Justiça americano.

De acordo com o procurador-geral adjunto dos EUA John Demers, esses ataques cibernéticos são os "mais destrutivos e preocupantes atribuídos a um só grupo".

Os seis integrantes da GRU também foram acusados de organizar um ataque de malware denominado "NotPetya", que em junho de 2017 infectou computadores de empresas de todo o mundo, causando perdas de quase US$ 1 bilhão.

Outros ataques

Os investigadores também identificaram que os agentes tentaram prejudicar o inquérito sobre o envenenamento do ex-agente duplo russo Sergei Skripal e sua filha. Os acusados também teriam atacado meios de comunicação e o Parlamento da Geórgia.

Demers disse que membros da mesma unidade da GRU foram acusados anteriormente de tentar interferir nas eleições americanas de 2016, mas que "não havia alegações de interferência eleitoral" nesta acusação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.