Eleições 2020

Escutec: prefeito Augusto Filho lidera disputa em Bela Vista

Se as eleições fossem hoje, segundo a pesquisa, o atual prefeito seria reconduzido ao mandato com 66% dos votos; o Instituto Escutec ouviu 300 eleitores nos dias 2 e 3 de outubro e a pesquisa tem intervalo de confiança de 90%

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Prefeito Augusto Filho seria reeleito e, Bela Vista se as eleições fossem hoje
Prefeito Augusto Filho seria reeleito e, Bela Vista se as eleições fossem hoje (Escutec Bela Vista)

A disputa eleitoral em Bela Vista é liderada pelo atual prefeito da cidade e candidato à reeleição, Augusto Filho. É o que mostra nova pesquisa do Instituto Escutec. No levantamento, que ouviu 300 eleitores nos dias 2 e 3de outubro, Augusto Filho seria reeleito - se as eleições fossem hoje - com 66% dos votos.

Na pesquisa do Instituto Escutec, que foi registrada com o número MA 04454/2020, a margem de erro é de cinco pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 90%.

No cenário espontâneo, a corrida eleitoral em Bela Vista aparece assim: o prefeito Augusto Filho tem 64% das intenções de votos contra 6% de Valdinar Lima. Em seguida vem Sales com 4%. (Veja o gráfico).

Já no levantamento estimulado, a vantagem de Augusto Filho é maior. Ele aparece com 66% dos votos. Em seguida vem Valdinar Lima com 7% e Salaes com 6%. Nenhum dos candidatos somou 8% e não sabe ou não respondeu, 13%.

Diante da pandemia, o Instituto Escutec perguntou ao eleitor se o novo coronavírus o impediria de sair para votar no dia 15 de novembro, quando acontecerá a votação. Dos entrevistados, 93% disseram que não deixarão de votar e outros 3% afirmaram que podem deixar de votar. Não sabe ou não respondeu somaram 4%.

Outra questão abordada na pesquisa foi sobre mudança de voto. Neste aspecto, 80% garantiram que não mudarão de voto até o dia da eleição. Já 16% disse que podem mudar o voto. Não sabe ou não respondeu correspondem a 4%.

Rejeição

Na pesquisa sobre rejeição dos candidatos, lidera este cenário Valdinar Lima com 34%. Em seguida vem Sales com 15% e Augusto Filho com 6%. Nenhum dos candidatos aparece com 22% e não sabe ou não respondeu, 23%.

Aprovação

Na avaliação sobre a gestão do prefeito Augusto Filho, disseram aprovar a administração em Bela Vista 76% dos eleitores. Outros 21% afirmaram desaprovar. Não sabe ou não respondeu somam 3%. Na avaliação conceitual, 30% dos eleitores disseram considerar ótima a gestão de Augusto Filho. Outros 33% consideram boa, 25% afirmaram ser regular, 5% disseram ser ruim a administração municipal e 4% afirmaram ser péssima. Não sabe ou não respondeu aparecem com 3%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.