Eleições 2020

Debate Imirante/O Estado acontecerá hoje à noite

Seis candidatos a prefeito de São Luís irão responder a perguntas de jornalistas e leitores e ainda debater entre eles propostas para administrar a capital; transmissão ocorrerá pelos site de O Estado e pelo Imirante

Gilberto Léda/ Da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Representantes de candidatos a prefeito de São Luís participaram de reunião sobre o debate no Grupo Mirante
Representantes de candidatos a prefeito de São Luís participaram de reunião sobre o debate no Grupo Mirante (Reunião Debate)

Projeto integrado do portal Imirante, com o jornal O Estado, o debate com os candidatos a prefeito de São Luís, que será realizado hoje, terá uma novidade: a participação de eleitores em interação com os postulantes à Prefeitura da capital.

As perguntas foram enviadas ao contato de WhatsApp de O Estado, até ontem. Cada vídeo, para ser escolhido, deve ter, no máximo, 30 segundos e poderia ser gravado pelo celular. O aparelho deveria estar posicionado na horizontal. Pediu-se ao leitor que começase falando seu nome e o bairro onde mora e, em seguida, fizesse a pergunta.

As perguntas serão sorteadas aleatoriamente no programa de hoje à noite, e exibidas durante o debate. Qualquer candidato pode responder, por isso o eleitor não deveria falar o nome de nenhum deles ao perguntar.

O primeiro debate Imirante/O Estado será transmitido via internet, a partir das 20h e terá duração de três horas, com a participação de sete dos dez postulantes ao cargo de prefeito ainda na disputa pelo comando da capital.

Critério

O critério de escolha foi definido durante reunião com representantes de todos os candidatos. Farão parte do debate os sete melhores colocados na pesquisa Escutec/OEstado divulgada no dia 8 de outubro - haveria um oitavo participante, mas, de acordo com o levantamento, este seria o ex-juiz federal carlos Madeira, do Solidariedade, que abdicou da candidatura.

Assim, participarão do programa os candidatos Eduardo Braide (Podemos), Duarte Júnior (Republicanos), Neto Evangelista (DEM), Bira do Pindaré (PSB), Jeisael Marx (Rede) e Yglésio Moyses (Pros).

Durante participação no programa Eleições 2020 da semana passada, o diretor de Redação do jornal O Estado, Clóvis Cabalau - que será o mediador da atração - deu detalhes da dinâmica a ser adotada.

“Eu vou ter o privilégio de ser o mediador desse debate e vou dar um spoiler: vão ser três blocos de perguntas, o último bloco para considerações finais”, disse.

O jornalista detalhou como se desenvolverá o debate, bloco a bloco. “No primeiro bloco serão perguntas dos jornalistas do Grupo Mirante, uma equipe grande de jornalistas, de todos os veículos integrados, fazendo perguntas para os candidatos. As perguntas serão sorteadas, e os candidatos também serão sorteados”, comentou.

Segundo Cabalau, no segundo bloco - possivelmente o mais aguardado - haverá embate direto entre os candidatos, com perguntas e respostas entre si. “No segundo bloco, os candidatos farão perguntas entre si. Então, o candidato vai poder escolher para quem vai perguntar. Cada um poderá fazer mais de uma pergunta”, completou.

No terceiro bloco, uma novidade: os candidatos responderão perguntas enviadas em vídeo, previamente, por leitores de O Estado e do portal Imirante.com.

“O eleitor vai mandar o seu vídeo perguntando para os candidatos aquilo que esperam deles para a cidade de São Luís”, concluiu. Para finalizar, um quarto bloco dedicado às considerações finais de cada um dos candidatos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.