Vacinação

Mais de 3.900 pessoas são imunizadas no Dia D de multivacinação

Ação mobilizou pais de crianças, jovens e adultos que puderam colocar a carteira de vacinação em dias no sábado (17); campanha segue até 30 deste mês

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Prefeitura de São Luís imuniza mais de 3.900 pessoas no Dia D de multivacinação
Prefeitura de São Luís imuniza mais de 3.900 pessoas no Dia D de multivacinação (vacinação)

São Luís - No Dia D contra a pólio e multivacinação, realizado pela Prefeitura de São Luís no último sábado (17), foram imunizadas mais de 3.900 pessoas sendo mais de 1.550 doses destinadas à poliomielite e mais de 2.400 de outras vacinas que também foram ofertadas durante a ação. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). O Município manterá a campanha de imunização de segunda a sexta-feira, até o dia 30 deste mês, das 8h às 17h, em 53 postos da cidade e em duas escolas públicas do município.

No sábado, servidores da Semus estiveram mobilizados das 8h ao meio-dia e, obedecendo a critérios de proteção sanitária, imunizaram crianças de 1 a 4 anos de idade contra a pólio e ainda atualizaram a carteira de vacinação de adolescentes e adultos. Vacinas como BCG (que previne contra a tuberculose) e pentavalente (contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza) estiveram disponíveis. Todas as vacinas do calendário dos jovens puderam ser acessadas, dependendo da necessidade, incluindo HPV (papiloma vírus) e Meningo ACWY. Estas vacinas continuam à disposição da população nos postos de saúde.

"Consideramos a ação do sábado positiva. A população entendeu o recado e compareceu em grande número", disse a secretária de Saúde de São Luís, Natália Mandarino. A gestora orienta os pais ou responsáveis que ainda não imunizaram seus filhos que os levem para receberem as doses contra a pólio. "É importante estar protegido e vale lembrar que quem já tomou a dose anteriormente ainda pode procurar os postos para tomar o chamado reforço", frisou a gestora.

SAIBA MAIS

A poliomielite pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.