Contaminação de pets

Gato que testa positivo para Covid-19 é o primeiro pet contaminado no Brasil

O animal não apresenta sintomas da Covid-19 e contraiu a doença de seus donos; a possível infecção de outro gato e de um cachorro está em estudo

Com informações do O Globo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
(Gato com covid)

Rio de Janeiro – No Brasil houve a confirmação do primeiro pet contaminado pelo coronavírus Sars-CoV-2. O caso foi registrado em Cuiabá, Mato Grosso, pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e se trata de uma gata com poucos meses de vida. O animal não apresenta sintomas.

De acordo com a Universidade, a gata contraiu a doença de seus donos este mês, porém, a possível infecção de outro gato e de um cachorro está em estudo. O animal foi testado positiva pelo exame molecular de PCR, padrão ouro para o coronavírus, pela pesquisadora Valéria Dutra.

De acordo com informações de O Globo, a cientista adverte que pessoas infectadas pelo coronavírus devem se manter isoladas de seus animais. O caso alerta para o risco de as pessoas transmitirem o coronavírus para os animais. É investigado a hipótese dos animais contaminados transmitirem para outros bichos e pessoas, o que pode aumentar os meios de transmissão e os reservatórios do vírus. Contudo, são somente hipóteses, sem comprovação.

Uma pesquisa realizada na China mostrou ser possível que gatos transmitam a doença para outros felinos, porém ainda não há informações sobre a transmissão para humanos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.