Estética

Tratamentos ortodônticos proporcionam harmonização facial aos pacientes

Atualmente também é possível trabalhar a harmonização facial com resultados naturais junto ao tratamento ortodôntico

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Aparelhos podem mudar a harmonização facial
Aparelhos podem mudar a harmonização facial (saúde bucal)

SÃO PAULO- A estética sempre foi uma preocupação dos brasileiros, mercado que cresceu 567% em cinco anos, de acordo com dados (2019) da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).

Neste ano, a procura por "harmonização facial" em mecanismos de busca como o Google, registraram aumento de 540%, demonstrando o interesse da população em alcançar uma face mais equilibrada.

A ortodontia sempre esteve ligada à beleza do sorriso, preocupada com o alinhamento dos dentes e correção da mordida dos pacientes. Atualmente também é possível trabalhar a harmonização facial com resultados naturais junto ao tratamento ortodôntico, com o objetivo de alcançar um sorriso mais harmônico e equilibrado com a face.

Ortodontia x resultados funcionais e estéticos
De acordo com o ortodontista Vladimir Cerci, na ortodontia realiza-se uma associação entre os resultados funcionais e estéticos. "Trabalhamos tanto para o sorriso e o rosto, quanto para a saúde bucal do paciente. Com alguns procedimentos conseguimos corrigir assimetrias, a posição da mordida, melhorar proporções faciais e alcançar um aspecto mais jovem", afirmou.

Antes da indicação dos procedimentos, os especialistas realizam uma avaliação completa das estruturas da face, do sorriso e das arcadas dentárias. Considerando as principais queixas do paciente, é possível traçar um plano de tratamento eficaz e personalizado para cada caso.

O ortodontista, Bruno Cerci, que atua em Curitiba, explica que o objetivo é alcançar um resultado natural e agradável. "Para adultos que não realizaram as possíveis intervenções durante a infância ou a adolescência, existem algumas opções de tratamento em que conseguimos realizar o encaixe dos dentes e melhorar significativamente a aparência do sorriso", explica.

Segundo ele, os tratamentos são indicados e eficazes para crianças, adolescentes e adultos, de acordo com os sintomas apresentados.

Crianças e Adolescentes
É extremamente importante consultar o ortodontista em todas as fases da vida, inclusive durante a infância e a adolescência.

Crianças: O tratamento realizado na infância é capaz de reduzir o risco de trauma de dentes projetados, melhorar a aparência e criar uma harmonia mais agradável dos dentes, lábios e face.

Acompanhar o crescimento das crianças com o objetivo de realizar uma intervenção precoce, permite reconhecer problemas ósseos sutis mesmo em fase inicial de desenvolvimento.

Problemas ortodônticos e ortopédicos, quando não tratados, podem se agravar com o tempo, tornando o tratamento mais difícil após o crescimento da criança.

Adolescentes: Nesta fase que ocorrem as modificações de crescimento da face e principalmente da mandíbula, essas mudanças são determinantes para um sorriso estético e uma mordida (oclusão) funcional, além de harmonização facial; é essencial guiar o crescimento de forma adequada nesse período.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.