Eleições 2020

Wellington define apoio a Neto Evangelista

Além do deputado estadual Wellington do Curso, também definiu posição para as eleições em São Luís o Partido Verde (PV) que anunciou apoio ao candidato do Podemos, Eduardo Braide

Gilberto Léda/Da Editoria de Política

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Em São Luís, Wellington do Curso vai com Neto Evangelista  do DEM
Em São Luís, Wellington do Curso vai com Neto Evangelista do DEM (Wellington do Curso)

O deputado estadual Wellington do Curso (PSDB) confirmou ontem apoio à candidatura de Neto Evangelista (DEM) à Prefeitura de São Luís. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa.
Segundo o tucano, a decisão foi tomada pensando “nos eleitores que confiam em mim”, após análise de planos de governo, de programas eleitorais e de debates. Wellington também afirmou que conversou com praticamente todos os candidatos a prefeito antes de tomar a decisão, e acrescentou que, por conta disso, demorou mais a anunciar seu destino eleitoral.
“Tomei uma decisão amadurecida, responsável”, declarou ele, que revelou ter conversado até mesmo com o candidato do Podemos, Eduardo Braide, com quem tem rusgas desde que o PSDB preteriu sua candidatura em prol do apoio do deputado federal.
A retirada da candidatura pelo PSDB, aliás, foi tema de boa parte do discurso de Wellington antes do anúncio oficial do apoio a Evangelista. O parlamentar voltou a falar sobre o todo o processo, e disse que confiava no senador Roberto Rocha, presidente estadual do PSDB do Maranhão.
Wellington acrescentou, ainda, que “foi fiel ao PSDB”, mas disse que, após as eleições de 2018, não participou de “nenhum acordo para 2020” – numa referência ao argumento de Rocha, de que a aliança com Braide fora selada há dois anos.
E já adiantou: “Sou candidato a prefeito em 2024. Eu não desisti de São Luís”. Wellington apresentou, também, uma carta compromisso confirmando que seu apoio ao democrata não implica em aliança com o grupo do governador Flávio Dino (PCdoB), do qual Evangelista faz parte.
Injustiçado
Em entrevista a O Estado, o candidato Neto Evangelista comentou a adesão de Wellington do Curso.
Segundo ele, o deputado foi injustiçado pelo PSDB no processo que culminou com o apoio tucano a Braide em detrimento da candidatura própria do parlamentar. Para o democrata houve “uma manobra política traiçoeira”.
“Recebo com muita alegria e entusiasmo o apoio do Wellington. Ele foi injustiçado por uma manobra política traiçoeira e encontrou em minha candidatura o melhor projeto para São Luís. Fico honrado”, destacou.

Mais

Wellington do Curso era pré-candidato a prefeito de São Luís pelo PSDB, mas, no mês de agosto, a direção do partido na capital decidiu apoiar Eduardo Braide. Desde então, o deputado estadual tem-se dito traído pela sigla. Lideranças tucanas, contudo, afirma que o acordo para apoio ao candidato do Podemos foi selado ainda em 2018, quando ele abdicou de uma candidatura ao governo para apoiar o projeto do PSDB, então encabeçado pelo senador Roberto Rocha.

Candidatos a vereador e PV declaram apoio a Braide


Dezenas de candidatos a vereador do Partido Verde (PV) declararam apoio ao candidato a prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos). O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 14, com a presença do deputado estadual, César Pires (PV).
"Eu e a Esmênia estamos muito felizes com esse apoio. Quero agradecer ao apoio e a confiança de todos na pessoa do deputado estadual César Pires, vice-presidente do PV. Todas as lideranças que aqui estão sabem que o nosso projeto é por uma São Luís melhor para todos", disse Braide.
A presidente municipal do PV, Bárbara Soeiro, reforçou a motivação da escolha do partido por Braide. "Decidimos o melhor caminho. O nosso foco é eleger nossos vereadores e o nosso candidato a prefeito, Eduardo Braide", destacou.
Em seu discurso, o deputado estadual César Pires garantiu que o apoio a Braide é o melhor caminho para São Luís.
"Temos certeza de que o Braide vai iniciar uma nova era em São Luís. A esperança do fazer. Você foi corretíssimo como deputado estadual, é como deputado federal e, tenho certeza, que será muito mais correto como prefeito de São Luís. Eu acredito no teu trabalho", afirmou.
A ex-candidata a vice-prefeita do PV, Vall Nascimento, também fez questão de destacar o apoio à candidatura de Braide."Nós queremos voz. Nós queremos vez. É por isso que estamos aqui junto com Eduardo Braide”, disse. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.