Eleições 2020

Rubens Jr. afirma que vai rever contrato com empresas de transporte

Candidato listou avanços no setor com a administração de Edivaldo Júnior, mas disse que vai cobrar melhorias para beneficiar o usuário de transporte público

Ronaldo Rocha/Da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Candidato do PCdoB, Rubens Júnior, foi entrevistado por videoconferência porque está com Covid-19
Candidato do PCdoB, Rubens Júnior, foi entrevistado por videoconferência porque está com Covid-19 (Bárbara Lauria)

O candidato a prefeito de São Luís pelo PCdoB, Rubens Júnior, assegurou ontem, durante o programa Sabatina O Estado/Imirante, que caso seja eleito prefeito, vai revisar o contrato firmado entre o município e as empresas que exploram o transporte público na capital.
Rubens foi entrevistado por Carla Lima, editora de Política de O Estado; Gilberto Léda, repórter de Política de O Estado e Lucas Vieira, da equipe do Portal Imirante. Na edição de hoje, o entrevistado será o candidato do PSOL, Franklin Douglas.
Ao tratar da mobilidade urbana e do transporte público, o comunista primeiro elogiou a gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e garantiu que trabalhará, se eleito, para promover melhorias no setor.
“A pauta de transporte e de mobilidade é um dos exemplos que o prefeito Edivaldo vai entregar uma cidade melhor do que a que ele recebeu. Ele conseguiu finalmente fazer a licitação do transporte, muitos prometeram, mas foi ele quem fez”, disse.
O candidato do PCdoB garantiu que vai rever o contrato de licitação do transporte público.
“Há na própria previsão de contrato de licitação do transporte, a revisitação do contrato. Você vai revisitar esse contrato, sei lá, é de 4 em 4 anos ou é de 5 em 5 anos. O certo é que ano que vem o próximo prefeito no seu primeiro ano de gestão vai poder repactuar esse contrato. Aí nessa repactuação ele tem que 1: exigir a renovação da frota; exigir aumento de itens de segurança nos ônibus, como o videomonitoramento; exigir aumento de ônibus com acessibilidade; aumentar o número de ônibus com ar-condicionado - porque na área nobre está tendo ar-condicionado, na zona rural, não, então a gente têm de equacionar; aumentar o número de horários e de itinerários dos ônibus e isso tudo só é possível porque o prefeito fez a licitação. Então nós iremos revisitar, a partir dessa licitação de transporte, com esse novo olhar”, enfatizou.
Rubens também sugeriu subsidiar a tarifa de ônibus para baratear o serviço ao usuário e ampliar o Bilhete Único.
“Tem candidato que fala em implantar ciclovia para quem anda de bicicleta como lazer. Não é suficiente. A gente tem de pensar em ciclovia para quem usa para trabalhar ou estudar. Porque ele usa bicicleta por não conseguir pagar a passagem de ônibus, que é cara. São Luís é uma das poucas capitais, inclusive, que não tem subsídio. Nós, se for preciso, iremos subsidiar uma parte dessa tarifa de ônibus, pelo menos para alguns setores ainda mais vulneráveis, no caso, alguém que está desempregado ou fazendo um curso de capacitação, a gente paga, o Poder Público subsidia para garantir que ele vai ser reinserido no mercado de trabalho”, completou.
Na sabatina, Rubens também falou sobre Cultura, Esporte e Lazer e Segurança Pública.

Mais

Ano de 2020 foi melhor, diz candidato

Durante a Sabatina, Rubens Júnior admitiu que 2020 foi um ano financeiro melhor para o gestor público do que 2019, por conta de uma série de recursos adicionais, principalmente oriundos do Governo Federal, por causa da pandemia da Covid-19.

Rubens fala em promover independência na Cultura


O candidato Rubens Júnior afirmou que pretende implantar um calendário anual da Cultura em São Luís e valorizar as pequenas manifestações. Ele disse que pretende valorizar o seguimento, caso seja eleito prefeito.
Ele citou a Lei de Incentivo Municipal à Cultura para beneficiar as manifestações e disse que pretende implantar 5 Ds na Cultura. “Nós precisamos promover a descentralização da Cultura”, disse.
“Quem está na Cidade Olímpica também precisa ter acesso à Cultura”, completou
Rubens disse que vai trabalhar para que as manifestações culturais de São Luís consigam, com o tempo, alcançar independência financeira.
"Não quero pensar o Poder Público como alguém quem vai sustentar e pagar o tempo todo, a Cultura. As manifestações precisam adquirir a própria independência", enfatizou. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.