Sintomas

Pacientes buscam unidades de saúde com suposta gripe

Muitos tem procurado emergências com sintomas parecidos com os da Covid-19; testes descartam

Evandro Júnior / O Estado

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Sintomas de síndromes gripais são facilmente confundidos com Covid
Sintomas de síndromes gripais são facilmente confundidos com Covid (gripe)

São Luís - A taxa de transmissão do novo coronavírus está caindo e, atualmente, está em 0,82, ou seja, abaixo de 1, o que significa dizer que a incidência da Covid-19 está em queda no Maranhão. No entanto, muitos pacientes têm procurado as unidades de saúde apresentando sintomas de doenças respiratórias e, em princípio, acham que é Covid-19, mas, depois, essa possibilidade é descartada.

“Amanheci apresentando um quadro de coriza intensa, espirros constantes e uma febre leve, o que me preocupou, embora eu não tenha perdido nem o paladar nem olfato. A gente fica com medo porque não se sabe se é um resfriado ou algo mais sério”, disse o relações públicas Hermínio Santana, que tem histórico de asma.

Quem tem asma, segundo os médicos, pode confundir a falta de ar durante uma crise com aquela provocada pelo coronavírus. Quem está com resfriado, por outro lado, apresenta sintomas mais leves e, quando há febre, ela é baixa. Já a gripe, provocada pelo vírus influenza, causa coriza, fadiga e febre alta, assim como a Covid-19. A vacina contra a gripe também é fundamental para afastar os sintomas que podem ser confundidos com os do coronavírus.

Covid-19
Com relação à Covid-19, o estado tem 484 casos de infecção pelo novo coronavírus, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Desde o início da pandemia, o estado já registrou 179.654 casos confirmados e 3.896 mortos pela doença.

Dos novos casos, 95 foram na Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa), 18 em Imperatriz e 371 nos demais municípios do estado.

No total, 173.124 pessoas já estão recuperadas da doença no estado. Até o momento, o Maranhão possui 4.086 casos sob suspeita.


SAIBA MAIS

Como diferenciar o coronavírus de uma gripe comum?

  • - Sabe-se que o período de incubação do novo coronavírus, oscila entre 1 e 14 dias, tendo um promédio de 5 dias.
  • - O período de incubação é o período desde a contaminação até o aparecimento do primeiro sintoma, neste tempo, apesar de baixa, já pode ocorre a transmissão do vírus.
  • - Esta infecção respiratória pode começar com sintomas leves como febre e tosse seca, podendo progredir para uma dificuldade respiratória, que é um sintoma que indica que você deve procurar com urgência um atendimento.
  • - Os idosos e pessoas com doenças crônicas como diabetes e hipertensão, costumam ter um sistema imune deficiente, fazendo com que a invasão e migração que ocorre pelas vias áreas superiores como boca e nariz, seja facilitada, fazendo com esse vírus se multiplique e chegue aos pulmões, podendo causar complicações.
  • - A gripe normalmente é a única que faz sentir dores musculares. E costuma durar entre três e cinco dias. Essas podem ser indicações de que se trata de um vírus comum.
  • - No caso do resfriado, ocorre nos períodos de inverno e tempos de chuva, apresentando somente sintomas respiratórios.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.