Receitas

Dia Mundial do Pão: conheça receitas práticas e saudáveis para celebrar a data

Com diferentes composições, sabores e texturas, o pão é um dos alimentos mais tradicionais do mundo, seja como prato principal ou acompanhamento

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Pão de frigideira lowcarb
Pão de frigideira lowcarb (pão de frigideira)

No dia 16 de outubro é celebrado o Dia Mundial do Pão, data instituída em 2000, em Nova York, pela União Internacional de Padeiros e Afins, para homenagear este que é um dos alimentos mais populares nas mesas de todo o mundo, e que se adapta às diferentes culturas e hábitos diários. Seja ele francês, sírio, australiano, italiano ou de forma, o pão leva em sua composição ingredientes básicos, como água, sal e trigo. Contudo, com o passar dos anos, as receitas foram aprimoradas, levando ingredientes mais saudáveis e completos, também com opções como integral e sem glúten.

Segundo a engenheira de alimentos Amanda Roman Guedes, há algumas combinações que podem deixar o prato mais saudável e nutritivo. “Pão é um alimento muito versátil. Contudo, como ele é normalmente feito com a farinha branca, que perde grande parte dos nutrientes no processo de refinamento, ele não é um alimento muito rico em nutrientes. Por isso vale a pena testar opções mais saudáveis, saborosas e menos calóricas. Outra alternativa é buscar no mercado opções prontas, como pães sem glúten, por exemplo”, explica a engenheira de alimentos da Jasmine Alimentos.

Além das receitas para fazer pães, há também possibilidades que levam o pão já pronto como ingrediente, seja como prato principal ou acompanhamento. Confira três opções de receitas:

Receita de pão lowcarb de frigideira

Ingredientes:

1 colher de farinha de linhaça dourada;
1 colher de farinha de linhaça marrom;
1 colher de farinha de chia;
1 ovo inteiro;
1 colher de óleo de coco extravirgem;
1/2 colher de café de fermento em pó;
Ervas secas a gosto;
Pitada sal e pimenta do reino.

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes até a massa ficar homogênea. Pode ser com garfo mesmo. Pré-aqueça a frigideira e despeje. Deixe dourar dos dois lados em fogo médio e a receita está pronta. A receita pode ser combinada com uma variedade de recheios, como de carne, frango, queijo, legumes ou maionese de tofu.

Receita de brusquetas

Ingredientes:

1 Abobrinha;
½ xícara de tomate cereja;
Azeite a gosto;
Orégano a gosto;
Sal a gosto;
¼ de xícara de molho de tomate tradicional orgânico;
1 pacote de pão sem glúten multigrãos Jasmine.

Modo de preparo:

Em uma panela refogue o molho de tomate com os legumes selecionados. Pegue o pão Multigrãos, coloque em uma forma e os disponha sobre ela. Coloque os legumes refogados por cima do pão e leve ao forno por 20 minutos na temperatura média. Em seguida estará pronto para servir!

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.