Estado Maior

Coerência x incoerência

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

Em menos de 24 horas, dois atores da cena política demonstraram exatamente o que é coerência e incoerência em seus discurso e prática. Na noite de quarta-feira, 14, o deputado estadual César Pires e o seu partido, o PV, declararam apoio à candidatura de Eduardo Braide (Podemos). À coluna, Pires lembrou que ele e sua legenda precisavam manter a coerência.

Ontem, o também deputado estadual Wellington do Curso (PSDB) anunciou que vai caminhar ao lado de Neto Evangelista (DEM) na corrida pela Prefeitura de São Luís.

No primeiro caso, Pires “casou” a prática com o discurso. Ou seja, sendo da oposição ao governo Flávio Dino (PCdoB), nada mais certo que apoiar uma candidatura de fora do Palácio dos Leões.

Já com Wellington do Curso, o discurso foi para o lado oposto da prática. Um crítico implacável da gestão de Dino no Maranhão, o tucano, magoado com seu partido, decidiu apoiar um dos candidatos que têm o apoio do governador: Neto Evangelista.

Wellington justificou sua decisão afirmando ter se identificado melhor com as propostas do candidato do DEM. Para ele, as propostas de Evangelista pode levar a uma transformação de São Luís. Mas, é fato que o candidato do DEM apoia e vota com o governo que Wellington do Curso tanto critica.

O problema todo nessa escolha é que o deputado do PSDB enfraquece seu discurso de oposição na Assembleia Legislativa e deverá até não ser mais tão visto como um opositor de verdade.

Mágoa

Claro que a escolha de Wellington por Neto Evangelista tem motivos e entre eles o fato de a direção de seu partido ter impedido a candidatura dele para prefeito em favor de Braide.

A mágoa impede completamente Wellington de caminhar com a oposição em São Luís. No fim de tudo, o deputado tucano ficou sem muitas opções para se posicionar.

Talvez a posição neutra na eleição da capital poderia ter sido uma opção do deputado estadual.

Candidato em 2024

E sem conseguir sair candidato este ano, Wellington do Curso já anunciou que 2024 será candidato a prefeito de São Luís.

Resta saber se esta pretensão será pelo PSDB que “destruiu seus sonhos” em 2020 ou se buscará outra legenda.

Outro problema que o ainda tucano poderá enfrentar é ter que concorrer na eleição de 2024 contra o candidato que ele declarou apoio agora, caso as urnas indicarem vitória de Neto Evangelista.

Simulação

O TRE/MA vai realizar hoje a eleição simulada na cidade de Lima Campos, que foi escolhida para este teste devido ao baixo número de casos de Covid-19.

A eleição simulada servirá para testar com mesários e eleitores a dinâmica da votação obedecendo às medidas sanitárias previstas para o pleito deste ano.

Estão aptos a participar da votação simulada 2.059 eleitores de nove sessões eleitorais do município. Os resultados deverão sair somente na próxima semana.

Crise menor

O candidato do PCdoB a prefeito de São Luís, Rubens Júnior, falou em crise maior em 2019 do que em 2020 durante entrevista na Sabatina O Estado/Imirante.

Segundo o comunista, no ano passado – quando ele foi secretário de Cidades do governo Dino – a crise econômica era muito maior.

Em 2020, devido ao novo coronavírus, chegaram verbas de compensações que amenizaram a situação no Maranhão.

De encontro

O discurso do candidato do PCdoB vai de encontro ao que vive reclamando o governador Flávio Dino.

Para atacar o presidente da República, Jair Bolsonaro, Dino afirma e reafirma que o Brasil passa pela pior crise econômica dos últimos anos.

Cobra ações do governo federal e ignora cada centavo que tenha chegado ao governo do Maranhão enviado pela União.

De olho

5 dias é o tempo que falta para o primeiro debate Imirante/O Estado com os candidatos a prefeito de São Luís.

Sequência

Ainda sobre a Sabatina O Estado/Imirante, restam quatro entrevistados: hoje será a vez de Franklin Douglas do PSOL.

Na segunda-feira, 19, estará no estúdio o candidato do PSB, Bira do Pindaré. No dia seguinte, será a vez de Neto Evangelista do DEM ser sabatinado.

Encerrando as entrevistas com os candidatos a prefeito de São Luís, na quarta-feira, 21, será Duarte Júnior do Republicanos.

E mais

- Após a Sabatina com os candidatos a prefeito de São Luís, terá início as entrevistas com os candidatos a Prefeitura de São José de Ribamar.

- A ordem, escolhida por sorteio, é a seguinte: Eudes Sampaio (PTB), dia 22; Magão (PSOL), no dia seguinte; Beto das Vilas (Republicanos), dia 26.

- Na sequência serão entrevistados Edson Júnior (MDB), dia 27, Dr. Julinho (PL), dia 28, e encerrando a Sabatina O Estado/Imirante no dia 29, Jota Pinto (PDT).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.