On-line

Poesia para além das fronteiras em festival em São Paulo

Daniel Blume representa o Maranhão em festival de poesia da cidade de Dois Córregos, em São Paulo; evento será amanhã com participação virtual de escritores de todo o Brasil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Daniel Blume é poeta e jurista
Daniel Blume é poeta e jurista (Daniel Blume)

São Luís - O poeta e escritor Daniel Blume representará o Maranhão no Festival de Poesia da cidade de Dois Córregos, interior de São Paulo. Com o tema "Poesia a arte do encontro", o evento, que acontece amanhã, pretende trazer mais leveza em meio à pandemia do Covid-19. A webinar reunirá artistas locais e de outras regiões do Brasil para saborear a diversidade poética e estimular o encontro com a arte. O evento é aberto e para participar por meio das redes Instagram (@instituto_usina_de_sonhos), Youtube (Instituto Usina de Sonhos) e Facebook (Usina de Sonhos).

Para o maranhense, iniciativas como a do festival, que descentraliza os eventos levando-os às cidades menores, são muito relevantes. “Elas têm o poder de capilarizacão da poesia a todos os rincões brasileiros, além de fomentar a união dos escritores da poesia espalhados pelo Brasil. Descobrem talentos, pois divulgam poemas e autores para além dos grandes centros editorias como Rio de Janieiro e São Paulo”, diz Daniel Blume.

Sobre o convite, ele diz ter sido uma honra. “O festival escolheu um representante da poesia de cada Estado. Fui convidado em nome do Maranhão, o que me deixou surpreso e feliz, pois há grandes nomes da poesia brasileira, inclusive, membros da Academia Brasileira de Letras”.

Além de poeta e escritor, Daniel Blume também é jurista, procurador do Estado do Maranhão e professor da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil (ESA-OAB). É autor de livros como “Delações”, “Inicial”, “Penal” e “Resposta ao Terno”, bem como “Natureza Jurídica das Decisões dos Tribunais de Contas”.

É coautor de “Aspectos Polêmicos do Direito Constitucional Luso-Brasileiro” e de “Aspectos Polêmicos do Direito Penal Luso-Brasileiro”. Alguns de seus trabalhos já foram traduzidos para o espanhol, francês e italiano. O maranhense é membro do PEN Clube do Brasil, da Academia Internacional de Cultura e da Academia de Letras e Música do Brasil e titular da cadeira 15 da Academia Ludovicense de Letras.

Evento
Durante o festival, o município leva para as ruas da cidade, literalmente, as criações de artistas já reconhecidos por sua obra e as da própria população. Em sua 13ª edição, pela primeira vez o Festival reunirá renomados artistas dos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, que participarão do evento por meio de webinares. Ao final do festival, as poesias serão reunidas para posterior lançado de um livro.

"Acredito que a poesia é um caminho para o resgate dos sonhos, da ternura e da esperança. E que é o caminho para a transformação humana, ao expressar o afeto, a generosidade e a paz", afirma José Eduardo Mendes Camargo, idealizador e fundador da ONG Usina de Sonhos, responsável pelo Festival e por outras iniciativas ligadas à produção literária com foco em poesia em Dois Córregos.

Instituto
Fundada em 1995, e idealizada pelo empresário e poeta José Eduardo Mendes Camargo, a Usina de Sonhos visa obter uma transformação positiva do ser humano por meio do desenvolvimento da criança e da comunidade através das mais variadas formas de linguagem, em especial a poética. Desta forma, estimula e contribui para o surgimento de novos talentos, para o despertar do interesse pela leitura, para o desenvolvimento do pensamento crítico e de produções e manifestações culturais.

O projeto, que foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), está presente em escolas públicas e particulares de Dois Córregos, por meio da adesão a concursos de poesias; nas indústrias, onde funcionários são estimulados a produzir poesias e participar de concursos culturais; na penitenciária feminina, contribuindo com a autoestima e a solução de conflitos entre as mulheres encarceradas.l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.