Nas maiores cidades

França anuncia toque de recolher para conter 2ª onda do coronavírus

Emmanuel Macron disse que não pretende impor um novo lockdown, mas declarou estado de urgência e toque de recolher por quatro semanas. Multa para quem descumprir passa de R$ 880

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
​Mulher acompanha entrevista pela televisão com Emmanuel Macron, presidente da França
​Mulher acompanha entrevista pela televisão com Emmanuel Macron, presidente da França (Macron)

PARIS - O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou ontem, 14, que Paris e outras grandes cidades francesas ficarão sob toque de recolher por quatro semanas para conter a segunda onda do novo coronavírus.

Oito regiões metropolitanas, incluindo a da capital Paris, terão o toque de recolher todos os dias a partir de sábado,17,, com duração das 21h às 6h. A medida faz parte do estado de urgência anunciado para todo o país.

Quem desrespeitar o toque de recolher poderá pagar uma multa de 135 euros (R$ 887, na cotação atual), disse Macron em entrevista a uma emissora francesa. "Eu creio na responsabilidade de cada cidadão, mas, evidentemente, haverá controles", afirmou.

O toque de recolher valerá para as seguintes regiões metropolitanas: Grenoble, Lille, Lyon
Aix-Marseille. Montpellier, Rouen, Saint-Etienne, Toulouse
Île-de-France, que inclui Paris

Macron disse que não pretende impor novo lockdown e recomendou às pessoas que adotem uma regra de se reunir com, no máximo, seis pessoas — o presidente frisou que não se trata de uma norma, apenas uma recomendação.

"Tentaremos, quando convidar os amigos, não sermos mais do que seis sentados à mesa", afirmou Macron.

2ª onda na França

A França registra cerca de 820 mil casos de Covid-19 desde o início da pandemia, mas o número de novos registros da doença dispararam nos últimos dias: só na segunda-feira, mais de 43 mil casos foram confirmados. Isso dá quase o dobro do pico visto na primeira onda, em abril.

O número de mortes, porém, não acompanha o mesmo ritmo de alta e ainda mantém patamares bem abaixo da onda vista entre março e abril. No total, o coronavírus matou mais de 33 mil pessoas desde o começo da pandemia na França.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.