Estado Maior

Campanhas distanciadas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

A nova regra eleitoral que extinguiu a coligação para as eleições proporcionais tem mostrado um cenário diferente nas eleições deste ano em São
Luís: candidatos a prefeito que estão despreocupados com partidos aliados e suas disputas por uma vaga na Câmara Municipal da capital.

Há uma reclamação concentrada, principalmente, de candidatos que estão coligados na majoritária, mas não têm qualquer afinidade com o partido “cabeça de
chapa”.

As reclamações, em sua maioria, vem dos candidatos a vereador do PSL que querem propaganda eleitoral, mas não têm recebido boas notícias. Já os nomes que não são do PL, reclamam da concentração de esforços dos cabeças da majoritária em torno de um nome aliado que busca
a reeleição.

Candidatos a vereador do PT também não andam felizes com a pouca campanha do aliado na capital - pelo menos a campanha com uma participação melhor
da majoritária com a proporcional.

Sem coligação, cada partido precisa lutar para alcançar o coeficiente eleitoral e assim conseguir uma vaga no Legislativo Municipal. Uma preocupação que
dessa vez não precisa ser do candidato a prefeito, que, se for para ajudar, vai investir nos postulantes a vereador de seu partido.

Férias?
O presidente da MOB, Lawrence Melo (PT), anunciou no início da semana afastamento do cargo por causa do processo eleitoral. Ele disse ter
pedido férias para se dedicar integralmente à campanha de Rubens Júnior.

Há rumores, contudo, de exoneração do cargo pelo governador Flávio Dino. Lawrence nega. No entanto, o secretário de Governo, Diego Galdino, já comunicou a decisão para Melo.

O ato de exoneração deverá sair mesmo somente após o processo eleitoral. A saída anunciada de Lawrence já gerou desconforto no PT, chegando até à direção nacional.

Será?
A decisão de tirar Lawrence Melo da MOB teria sido motivada por atrasos em obras do prolongamento da Avenida Litorânea e também na área do Araçagi.

Se o motivo é o atraso em obras, fica a dúvida se o secretário de Infraestrutura, Cleyton Noleto, não será o próximo a deixar o governo.

Obras como a ponte do Bequimão e outras, como a da área do Jardim Turu, em São José de Ribamar, já completaram mais de três anos de atraso
para a entrega.

Licença
O deputado estadual Roberto Costa (MDB) também anunciou afastamento do cargo por causa das eleições 2020.

Costa tem se dedicado à articulação do candidato Neto Evangelista (DEM), em São Luís, e ao processo eleitoral em Bacabal.

Quem assume mandato na Assembleia Legislativa é o suplente e exdeputado, Léo Cunha, candidato a prefeito de Estreito.

Posicionados
Os candidatos a vereador do PV decidiram ontem apoiar a candidatura de Eduardo Braide (Podemos) a prefeito de São Luís.

Quase 40 postulantes à Câmara Municipal pelo PV se reuniram em um hotel e fizeram o anúncio com a participação de Braide.

Segundo o vice-presidente municipal do PV, deputado César Pires, o partido manteve a coerência de se aliar com um candidato que pertence ao campo político da oposição.

Sabatina I
Um dos temas que protagonizaram a Sabatina O Estado/Imirante de ontem com Yglésio Moyses (PROS) foi justamente em sua área, a Saúde.

O candidato prometeu nessa área que, se eleito, transformará o Socorrão I em um hospital de traumatologia.

E que o Hospital da Ilha, ainda em construção, passaria a ser referência na urgência e emergência na capital.

DE OLHO

R$ 20 mil É O VALOR que a Prefeitura de São Luís repassa para as empresas de ônibus devido à gratuidade, segundo o candidato do Pros a prefeito de São Luís, Yglésio Moyses.

Sabatina II
Sobre a superlotação e falta de medicamentos em unidades, Yglésio disse que fará remanejamentos de orçamento para garantir os serviços.

Apesar da sugestão, o candidato não se aprofundou sobre como, por exemplo, tentará ampliar o orçamento na saúde.

Segundo Yglésio, 2021 será para "arrumar a casa". Ele evitou fazer promessas para um eventual primeiro ano de mandato no Executivo.

E MAIS

• Durante a Sabatina, Yglésio evitou criticar de forma mais dura a administração estadual.

• O parlamentar quer usar da estratégia clara de que, em um eventual segundo turno, contaria com o aporte dos Leões.

• Ainda assim, em determinado momento da entrevista, Yglésio disse que a gestão Dino tem "qualidades e defeitos".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.