Disputa presidencial

Mais de 10 milhões de americanos já votaram nas eleições deste ano

Opção pelo voto antecipado e por correio em 2020 já é sete vezes maior que o registrado no mesmo período nas últimas eleições presidenciais, em 2016

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
​Cédula de votação pelo correio nos Estados Unidos em imagem de arquivo
​Cédula de votação pelo correio nos Estados Unidos em imagem de arquivo (votação nos EUA)

ESTADOS UNIDOS - Os eleitores norte-americanos já depositaram mais de 10 milhões de votos para a eleição presidencial de 3 de novembro, superando consideravelmente a votação antecipada de 2016 e levando a crer em uma grande participação, de acordo com dados compilados pelo Projeto Eleições dos EUA.

O aumento da votação antecipada ocorre em meio à pandemia do novo coronavírus que motivou uma disparada de votos antecipados presenciais e pelo correio, particularmente entre democratas.

O presidente republicano Donald Trump tem procurado plantar desconfiança a respeito da votação pelo correio, fazendo alegações infundadas recorrentes sobre uma fraude generalizada antes de sua disputa com o candidato democrata Joe Biden.

Até a noite de quinta-feira, 8, quase 10,4 milhões de norte-americanos haviam votado em estados que relatam dados da votação antecipada, de acordo com a plataforma de informações eleitorais da Universidade da Flórida.

Para comparar, até 16 de outubro de 2016 cerca de 1,4 milhão de norte-americanos havia votado antecipadamente. O número deste ano é cerca de sete vezes maior que o registrado nas últimas eleições que deram a vitória a Trump.

O número de votos depositados em cinco estados --Minnesota, Dakota, do Sul, Vermont, Virgínia e Wisconsin-- já superou em 20% o comparecimento total de 2016, disse o Projeto Eleições.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.