NATJUS/MA

Judiciário inaugura instalações de Núcleo de Apoio Técnico

Para o presidente do TJMA. desembargador Lourival Serejo, NATJUS representa um espaço de garantia do direito à vida e cuidado ao próximo; inauguração ocorreu no Fórum Desembargador Sarney Costa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Solenidade de implantação das instalações, ontem, do NATJUS, no Fórum Desembargador Sarney Costa
Solenidade de implantação das instalações, ontem, do NATJUS, no Fórum Desembargador Sarney Costa (Judiciário)

SÃO LUÍS - O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Lourival Serejo, inaugurou, em solenidade, ontem, 13, as instalações do Núcleo de Apoio Técnico do Judiciário do Maranhão (NATJUS/MA), no Fórum Desembargador Sarney Costa.

A placa foi descerrada pelo presidente da Corte estadual, desembargador Lourival Serejo, acompanhado do presidente do Comitê de Saúde do TJMA, desembargador José Jorge Figueiredo; do corregedor-geral da Justiça, desembargador Paulo Velten; do procurador-geral de Justiça, Eduardo Heluy Nicolau e da diretora do Fórum de São Luís, juíza Andrea Perlmutter Lago.

Para o presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo, a instalação do NATJUS/MA e da Vara de Saúde foram momentos significativos de realização de sua gestão. “A leitura que eu faço do NATJUS é que representa um espaço de garantia do direito à vida e cuidado ao próximo. Em nossa gestão, damos ênfase à sensibilidade de pensar no outro, com entusiasmo e responsabilidade”, disse.

O desembargador Lourival Serejo também enfatizou o momento como importante e parabenizou o trabalho desenvolvido pelo desembargador José Jorge Figueiredo, que tem a missão de garantir a efetividade do núcleo. “É preciso trabalharmos de forma exitosa para que conquistemos os clamores das pessoas que necessitam, e que muitas vezes estão perdidas e sem rumo no momento de aflição”.

Decisões do magistrado

O presidente do NATJUS, desembargador José Jorge Figueiredo, explicou que o NatJus tem um papel fundamental para subsidiar as decisões do magistrado com bases e evidências científicas. “Com o NATJUS, o juiz tem agora o apoio de uma nota técnica que vai melhor orientá-lo para decidir, baseado em premissas mundiais, com base em algo que já foi experimentado antes. A sociedade vai ganhar muito com isso porque ela terá um juiz com maior capacidade de decidir o justo e o certo dentro dos limites da lei”, afirmou o magistrado.

Em julho deste ano, o presidente do TJMA instituiu a criação do NATJUS/MA, por meio da Resolução nº 50/2020, e, em 10 de agosto, assinou o termo de cooperação técnica com os secretários da Saúde do Estado e de São Luís, Carlos Eduardo Lula e Natália Ribeiro Mandarino, respectivamente, para viabilizar o funcionamento da unidade. O desembargador José Jorge Figueiredo esteve presente ao ato.

Funcionamento

O NATJUS/MA funciona em sala no andar térreo da antiga sede e atual anexo do Fórum Desembargador Sarney Costa, próximo ao salão ecumênico, no bairro do Calhau, em São Luís. O Núcleo deve, também, informar a existência ou não de protocolo clínico no SUS para tratamento de doença; quais os medicamentos existentes e disponíveis na política pública vigente; se há manifestação da Comissão de Incorporação de Tecnologias do SUS (Conitec), a respeito; se há registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, ainda, a adequação da tecnologia ou tratamento pretendido em vista do estágio da doença e do quadro clínico do paciente.

O desembargador José Jorge esclareceu o processo de emissão de notas técnicas. “Os pedidos de competência em saúde serão encaminhados ao Núcleo e distribuídos para médicos, farmacêuticos e/ou enfermeiros, para que, num prazo de cinco dias, sejam emitidas as notas técnicas para conhecimento do juiz e para um banco de dados do NATJUS nacional. A plataforma fica disponível para qualquer um ter acesso”, elucida.

Avanço nos julgamentos

Para o corregedor-geral da Justiça, desembargador Paulo Velten, o núcleo de assessoramento técnico dos juízes serve para ampliar o trabalho do magistrado em cooperação com os demais órgãos do Executivo.

Paulo Velten explica que o Judiciário entende que “as ações de saúde nem sempre decorrem de uma omissão ou de um desleixo do agente político. "O sistema é muito grande, é natural que a organização dele, aqui e ali, possa falhar. Não podemos acreditar que haja um secretário de saúde, um prefeito ou um governador que não seja sensível a esse problema. O núcleo vai permitir que os diversos órgãos do sistema de saúde conversem mais e essa é a palavra de ordem: cooperação”, entende o desembargador, acrescentando que “o Núcleo expande a comunicação harmoniosa que deve existir entre as instituições de Estado”

O desembargador Paulo Velten analisa que, atualmente, o juiz brasileiro está diante de uma nova realidade, de uma sociedade hipercomplexa e precisa de conhecimentos específicos de outras áreas para melhor proferir as decisões.

“Sabemos daquela velha ideia de que o juiz deve saber tudo, conhecer tudo, mas sabemos que a condição humana é limitada. Se o juiz que decide deve saber tudo para melhor decidir, se ele tiver a oportunidade de ter um assessoramento técnico profissional, eu não tenho dúvidas que ele tenderá a proferir decisões melhores, mais acertadas, compatíveis coma realidade”, afirmou, concluindo que “O NAJTUS é um modelo de assistência que deve avançar”.

Também estiveram presentes o procurador-geral de Justiça, Eduardo Heluy Nicolau; a secretária de Saúde do Município, Natália Mandarino; a supervisora titular do NatJus no Maranhão, juíza Laysa de Jesus Paz (representando o presidente da AMMA, juiz Ângelo dos Santos); o supervisor substituto, juiz Anderson Sobral e o presidente da OAB/MA, Thiago Diaz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.