Sétima Arte

Festival Guarnicê de Cinema começa com cine drive-in

Solenidade de abertura terá exibição de "Três Verões", na Concha Acústica da UFMA; evento prossegue em formato híbrido até 21 deste mês

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Regina Casé estrela "Três Verões"
Regina Casé estrela "Três Verões" (três verões)

Começa hoje e segue até o dia 21 deste mês a 43ª edição do Festival Guarnicê de Cinema. O evento, que por conta da pandemia terá formato híbrido este ano, será apresentado de forma virtual e terá abertura e encerramento com exibições presenciais em cinema drive-in (na qual um telão exibe os filmes e os participantes assistem dentro de seus veículos). A cerimônia de abertura ocorrerá às 19h, na Concha Acústica da Universidade Federal do Maranhão (UFMA – Bacanga)

O filme escolhido para abrir o evento foi o longa-metragem brasileiro “Três Verões”, com Regina Casé. Segundo a organização do festival, no local há vagas para cerca de 55 veículos. A cerimônia – que inciará com homenagens a profissionais das artes e também da saúde – será transmitida pelo Youtube do evento e também pela TV UFMA.

“Três Verões” é dirigido por Sandra Kogut e teve sua estreia mundial no Festival de Toronto de 2019, na mostra World Contemporary Cinema, e no Brasil foi exibido pela primeira vez na 43ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Exibido em diversos festivais, o longa já rendeu dois prêmios (categoria melhor atriz) para a protagonista Regina Casé: no Festival do Rio e no Antalya Golden Orange Film Festival, na Turquia.

A trama é contada sob o ponto de vista de Madá (Regina Casé), caseira num condomínio de luxo à beira-mar, que acompanha o desmantelamento de uma família em função dos dramas políticos que abalaram o país, durante três anos consecutivos (2015, 2016 e 2017). O elenco conta também com Rogério Fróes, Otávio Müller, Gisele Fróes e Daniel Rangel, entre outros. “Três Verões” é produzido pela República Pureza, em coprodução com a Globo Filmes, TeleCine e Canal Brasil, apoio cultural da UNIP, e distribuição no Brasil é da Vitrine Filmes.

Festival

Durante o festival, o público poderá ainda acompanhar a Mostra Competitiva Nacional de Longas que terá nove filmes concorrentes dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Maranhão e do Distrito Federal. A Mostra Competitiva Nacional de Curtas reunirá 23 filmes dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Amazonas, Minas Gerais, Amapá, Maranhão e do Distrito Federal. Exclusivas para realizadores do Maranhão, haverá ainda as mostras maranhenses de Curtas, que será disputada por 11 filmes estaduais, e a de Videoclipes, com oito produções locais selecionadas para a competição.

Por falta de quórum, não acontecerão as Mostras Competitivas Maranhenses de Filmes Publicitários, Curtíssima e de Longas. A curadoria do evento selecionou o longa-metragem maranhense "Terminal Praia Grande" para a Mostra Competitiva Nacional da categoria.
O festival é realizado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Maranhão e promovido pela Diretoria de Assuntos Culturais. Toda a programação será disponibilizada gratuitamente na internet..

Formação

Pelo menos 12 ações formativas farão parte do 43° Festival Guarnicê de Cinema. Seis oficinas, três master classes e três webnários serão realizados até o dia 20, no canal do evento no Youtube e na plataforma da Academia Internacional de Cinema (AIC). Grandes nomes do cinema brasileiro ministrarão as masterclass. Na sexta-feira (16), das 15h ás 17h, o cineasta carioca Sergio Rezende apresentará “A Trajetória do Cinema Brasileiro da Embrafilme aos Cinemas Fechados’’, com a mediação da antropóloga e diretora Rosa Panet. Também no dia 16, das 19h às 22h, Nara Sakarê, idealizadora e diretora do AP43, grupo de pesquisa em cinema com foco no trabalho do ator, apresentará “O Ator no Cinema”, com a mediação da atriz e diretora Áurea Maranhão.

Na segunda-feira (19), das 16h ás18h, Mariza Leão - fundadora da Morena Filmes e produtora de clássicos como ‘’De Pernas pro Ar’’, ‘’Meu Nome Não é Johnny’’ e ‘’Meu Passado me Condena’’ - falará sobre ‘’A Produção Audiovisual em 2020’’ com a mediação da diretora e produtora Mavi Simão.
No dia 21, das 9h às 12h, acontecerá a masterclass “Trabalho de Conclusão das Oficinas do 43º FGC 2020”, com as exibições dos curtas-metragens.

Webinário
Também em parceria com a AIC e com a VouSer Acessibilidade, o evento trará no dia 19, das 19h às 21h, o webinário “A Estética do Confinamento”, com o jornalista e cineasta Filippo Pitanga. Já no dia 20, das 19h às 21h, acontecerá o webinário “A acessibilidade em obras audiovisuais – o produtor e o público”, com a atriz e audiodescritora Andreza Nóbrega.
O jornalista e diretor audiovisual Alexandre Bruno Gouveia, a historiadora e professora Leide Ana Oliveira Caldas e a doutoranda do Programa de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (UFF) Andreia Lima, estarão presentes no webnário ‘’Cinema Maranhense: Estratégias e Práticas de Pesquisa’’, no dia 20, às 10h. Todos os webinários, assim como as masterclass, serão transmitidos no canal do Guarnicê no Youtube.l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.