Gastronomia

Prefeitura de São Luís promove oficina culinária online com receitas à base de caju

Transmissão será na quarta-feira (14) no Centro de Culinária Típica do Museu da Gastronomia Maranhense

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Receitas serão a base de caju, a fruta da temporada
Receitas serão a base de caju, a fruta da temporada (caju)

São Luís - Será realizada nesta quarta-feira (14), a partir das 16h, a live culinária que tem como tema o caju, fruta largamente consumida pelos maranhenses, mais uma atividade da Secretaria Municipal de Turismo (Setur). Para assistir à live, basta acessar o perfil da Setur no Instagram (@turismo.saoluis).

As receitas e oficinas são realizadas no Centro de Culinária Típica do Museu da Gastronomia Maranhense com o objetivo de fortalecer a identidade cultural e gastronômica do Estado. Os produtos utilizados são baseados nas estações das frutas locais ou nos períodos de alta de cada alimento.

"A valorização da cultura é uma das políticas mais importantes da nossa gestão e a criação do Museu da Gastronomia Maranhense é fruto de uma estratégia bem sucedida, que vem dando bons resultados, mas foi preciso paralisar algumas atividades por causa da pandemia da Covid-19, repensar práticas e propor a continuidade do programa, como este, que visa ensinar a preparar alimentos da nossa culinária típica e incentivar a cadeia de produção do turismo e da cultura", disse o prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

Para este evento foram convidadas as instrutoras do Restaurante Escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Thaynara Gaspar e Naiana Vieira, que vão ensinar passo a passo como fazer deliciosas tortas e doce de caju.

"Nós buscamos sempre valorizar o produto daquele período do ano, como no São João que escolhemos produtos típicos dos festejos. Também escolhemos produtos que estão disponíveis o ano inteiro, como os nossos frutos do mar, que já resultaram em oficinas excelentes voltadas para a comunidade", explica a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo.

Sabores da terra
O caju, o pseudofruto, é suculento e rico em vitamina C e ferro. Depois do beneficiamento do caju, preparam-se sucos, mel, doces, como cajuada, caju passas, rapadura de caju. Como seu suco fermenta rapidamente, pode ser destilado para produzir uma aguardente o cauim. Dele também são fabricadas bebidas não alcoólicas, como a cajuína.

A oficina Sabores da Terra acontecia de forma presencial no Museu da Gastronomia como forma de dar interatividade com o acervo e história apresentada na área expográfica. Devido ao distanciamento social exigido devido à Covid-19, a Prefeitura optou por realizar as oficinas de forma on-line para beneficiar todos que quiserem aprender mais sobre a nossa gastronomia. As lives realizadas anteriormente estão disponíveis no perfil do turismo (@turismo.saoluis). Acesse e saiba mais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.