COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
ANTÔNIO Augusto Ribeiro Brandão e o ex-presidente José Sarney têm em comum o fato de pertencerem à Academia Maranhense de Cultura Jurídica, Social e Política, onde ocupam cadeiras das quais também são patronos
ANTÔNIO Augusto Ribeiro Brandão e o ex-presidente José Sarney têm em comum o fato de pertencerem à Academia Maranhense de Cultura Jurídica, Social e Política, onde ocupam cadeiras das quais também são patronos
NA ALEGRE noite do restaurante e casa de vinhos Oak Wine, Vanuza e e Benjamin Franklin Alves com Déia e Luiz Campos Paes
NA ALEGRE noite do restaurante e casa de vinhos Oak Wine, Vanuza e e Benjamin Franklin Alves com Déia e Luiz Campos Paes

De olho aberto
Nos primeiros dias, é bom dar um desconto: os candidatos vão para a TV dizer quem são, de onde vêm, o que já fizeram, e isso até tem importância,
mas o principal vem logo em seguida. Agora, nesta semana, todos já começam a apresentar propostas – o que, no fim das contas, é o que interessa. E aí veremos alguns prometendo fazer isso, aquilo e aquele outro. Tudo bem, candidato é para isso mesmo: oferecer soluções. Mas como vão botá-las em prática? A resposta a essa pergunta é mais importante do que as próprias soluções.
– Vou abrir milhares de vagas de emprego! Legal, mas como?
– Todas as escolas vão funcionar em tempo integral!

De olho aberto 2
Tudo bem, mas como? Qual é o plano? De onde virá o dinheiro? Cadê o passo a passo? Me explica direito isso aí.
Eu sei que se conselho fosse bom a gente não dava – vendia –, mas permitam-me oferecer um mesmo assim.
Eis uma pergunta que o eleitor precisa ter em mente quando vê um candidato na propaganda: Será que ele consegue, mesmo, cumprir o que propõe?
Se você não tiver a resposta,
consulte alguém de confiança. Um familiar, um colega, um profissional que admira – qualquer pessoa que, por algum motivo (talvez por experiência de vida, talvez por conhecimento de causa), possa fazer uma avaliação equilibrada sobre a promessa do
candidato.

De olho aberto 3
Dia desses numa conversa com um marqueteiro com larga experiência em campanhas ouvi o seguinte: “Vi muito candidato sem proposta ganhar eleição. Porque, às vezes, as palavras emocionam, o discurso funciona, a estratégia emplaca, e aí as pessoas votam por outros motivos”.
Ou seja, não dá para esquecer que o camarada concorre a prefeito, e não a melhor amigo. E não custa dar uma olhada no passado dele. Um candidato, por exemplo, que se diz de direita (hoje é conveniente ser de direita), mas, há pouco tempo, pedia o apoio da esquerda, é confiável? E aquele partido que sempre ocupou cargos no governo, mas, na última hora, passou a esculhambar esse mesmo governo, é confiável?
Antes que alguém se acuse, esses são exemplos genéricos, frequentes em qualquer cidade que vai eleger um prefeito.
A dica, portanto, é ficar de olho bem aberto no discurso dos candidatos a prefeito de São Luís.

Inflação
Enquanto o dragão inflacionário volta a mostrar as garras no país, os gastos relacionados a transportes vão na contramão.
Pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), as duas maiores quedas no acumulado do ano, até setembro, são nas passagens aéreas
(-55,17%) e nas viagens por aplicativos (-22,74%).
Transporte público aparece como a quinta maior retração (-11,98%) e seguro para veículo, a sexta (-11,86%).

O país chocado
Marco Aurélio Mello, venerando ministro do STF, mandou soltar um dos bandidos mais perigosos do mundo, André do Ran, homem rico, chefe do PCC, responsável pela intrincada tarefa de exportação de drogas para a Europa.
O país inteiro ficou chocado com a decisão do magistrado, mas Mello alegou que a lei brasileira assim o determina. E ele está certo.
No afã de destruir a Lava-Jato, os políticos brasileiros colocaram essa e outras liberalidades na legislação. Agora, endinheirados e poderosos têm
garantidos os seus direitos individuais de burlar a lei sem ser incomodados.

A carta que não chega
Quase três semanas após o fim da greve dos Correios, permanecem as queixas sobre correspondências atrasadas. Conforme a assessoria de comunicação da empresa, estão sendo adotadas várias medidas para normalizar as entregas, como contratação de mão de obra temporária e realização de mutirões aos finais de semana. A intenção é regularizar a situação “nas próximas semanas”. Os Correios não estão informando o quadro dos atrasos por Estado.

TRIVIAL VARIADO
Os sacoleiros que se preparem. A Ponte da Amizade, principal ligação entre Brasil e Paraguai, será reaberta na quinta-feira. A travessia está fechada desde 18 de março devido à pandemia do novo coronavírus.

No assunto: a reabertura promete reaquecer o comércio entre os dois países, especialmente pelo grande número de brasileiros que vai a Ciudad del Este para comprar todo o tipo de mercadoria e depois revender. Até o fechamento, a ponte registrava a passagem de cerca de 20 mil veículos por dia.

Esse Luiz Mandetta gosta mesmo é de aparecer. Ontem, ele foi ao programa Roda Viva, na TV Cultura, falar sobre os bastidores da luta contra o coronavírus e aproveitou para divulgar o seu recém-lançado livro Um Paciente Chamado Brasil.

Tem mais: no livro, Mandetta narra, entre outras coisas, as disputas travadas com o presidente Jair Bolsonaro. Mas faltou contar sobre a sua deslealdade com quem lhe depositou confiança e lhe deu prestígio.

A cultura popular e o segmento do Carnaval de São Luís estão de luto. Faleceu ontem, na cidade de São Paulo, onde fazia tratamento de saúde, Raimundo Campos, fundador, produtor e compositor do Bloco Jegue Folia, do bairro Maranhão Novo.

Sem esconder um certo ar de cansaço, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior teve um momento de lazer na noite de sábado. Foi com a primeira-dama Camila Holanda saborear os deliciosos quitutes do bistrô Alameda Trinta.

Outra mesa animada reunia Thatiana e César Bandeira com Ligia e Péricles Silva, que estava mudando de idade e ganhou bolo e coro de “parabéns pra você”.

Foram vistos também na concorrida noite do Alameda,Manuela e Eduardo Jorge Lago, que dividiam mesa com Guga e José Pires de Castro. A banqueteira Célia Rossetti comandava uma das mesas mais animadas, com a presença de Adalberto Teobaldo.

Os empresários Márcio Barbosa (Class Eventos) e Alípio Moraes iniciaram a semana em São Paulo, onde darão sequência aos projetos de eventos que estão fazendo com Marlene Mattos (ex-Xuxa).

Os dois foram vistos ontem jantando num badalado endereço gastronômico da capital paulista com Alexandre Ishikawa, da equipe de decoração da empresa Carlos Flores Decorações.

Benjamin Franklin Alves reuniu toda a família e foi curtir o fim de semana prolongado nos Lençóis Maranhenses. Ele voltou ontem à tarde, assustado com a quantidade de gente circulando por todos os lugares, a maioria sem fazer o uso de máscaras.

DE RELANCE

Vantagem de Bolsonaro
O calor da eleição municipal começa a se intensificar, mas o foco foi desviado no fim de semana, com a pesquisa que a revista Exame trouxe, divulgando uma projeção interessante sobre o presidente Jair Bolsonaro na sucessão de 2022. A pesquisa conduzida pela empresa de análise de investimentos Exame Research e pelo Instituto Ideia foi divulgada no sábado e aponta que, se a eleição presidencial fosse hoje, Bolsonaro largaria com ampla vantagem sobre potenciais adversários.

Reeleito em qualquer cenário
Segundo a pesquisa da revista Exame, Bolsonaro seria reeleito em qualquer cenário. No primeiro turno, o presidente receberia 30% das intenções de voto, contra 18% de Luiz Inácio Lula da Silva e 10% do ex-ministro Sérgio Moro. Na sondagem ainda aparecem Ciro Gomes, com 9%, Luciano Huck, com 5%, e João Doria, com 4%. No segundo turno Bolsonaro bateria todos os adversários.

Início positivo de Fux no STF
Em dois movimentos na semana passada, o novo presidente do STF, ministro Luiz Fux, que é magistrado de carreira, restabelece a compostura da Corte e sinaliza para uma nova fase do Supremo Tribunal Federal. O primeiro movimento deu-se ao aprovar, em sessão administrativa, a retirada de poderes dos ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski que, valendo-se do regimento interno, vinham decidindo sozinhos casos julgados pela Segunda Turma. Agora, todas as matérias penais serão levadas ao plenário.

Início positivo de Fux no STF 2
No segundo movimento movimento, Fux manteve, na última quinta-feira, o voto solitário do ministro Celso de Mello no caso que decide se o presidente Jair Bolsonaro terá de prestar depoimento pessoalmente ou por escrito no inquérito que apura possível influência presidencial na Polícia Federal. Agora, a sessão prossegue na próxima quinta, já sem a presença e a influência de Celso de Mello, já aposentado.

Terceira fase do Pronampe?
O Pronampe, programa de crédito aplaudido pelos empreendedores que emprestou 32,06 bilhões de reais a cerca de 430.000 micro e pequenas empresas e que foi criado pelo governo para enfrentar a crise causada pela pandemia do novo coronavírus, poderá ter uma terceira fase. O governo federal estuda formas de viabilizar uma terceira. Com o nome de Programa de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, o programa fornece capital de giro para micro e pequenas empresas durante a reabertura econômica.

As lendas de Brasília
Algumas lendas circulam por Brasília há décadas. Uma delas, dá conta de uma fantasiosa tabela milionária de preços por medidas liminares de gabinetes de ministros dos tribunais superiores, para beneficiar grandes corruptos e traficantes. É claro, trata-se de mera lenda, das tantas que existem em Brasília.

Senha para soltar corrupto no STF?
Há pouco mais de dois anos, em entrevista à jornalista Monica Bergamo, o ministro Luis Roberto Barroso, que conhece bem a aldeia – já foi advogado do terrorista italiano Cesare Battisti – comentou sobre o que considera ser uma corrupção estrutural e sistêmica envolvendo recursos públicos e a impunidade no país. Barroso afirmou que há no Supremo “gabinete distribuindo senha para soltar corrupto. Sem qualquer forma de direito e numa espécie de ação entre amigos”.

Acolhida para o Nobel da Paz?
O Ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, comemora o sucesso da Operação Acolhida, que poderá resultar no Nobel da Paz 2021 para o Exército do Brasil, um dos grandes protagonistas desse trabalho. A indicação para o Nobel da Paz de 2021 reconhece a Operação Acolhida, ainda em andamento e que já acolheu cerca de 42 mil refugiados da ditadura da Venezuela. Os investimentos do governo federal apenas neste ano já somam quase R$ 631
milhões.

Para escrever na pedra:
“Precisei de uma vida inteira para aprender a desenhar como as crianças”. De Pablo Picasso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.