Homenagens

Dia de Nossa Senhora Aparecida é celebrado com missas em São Luís

Tradicional procissão deu lugar a uma carreata, realizada pela igreja Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil, no Cohafuma; durante o dia foram celebradas missas na igreja e com transmissão pela internet

Carla Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

[e-s001]São Luís - Alvorada, missas e uma carreata marcaram as celebrações no Dia de Nossa Senhora Aparecida na paróquia dedicada à santa, no Cohafuma. A padroeira do Brasil, celebrada dia 12 de outubro, foi louvada pelos fiéis que puderam acompanhar os eventos religiosos tanto presencialmente quanto por meio da internet já que as celebrações foram transmitidas por redes sociais e também Youtube. Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, o festejo teve de ser adaptado, cumprindo o distanciamento social e os protocolos sanitários.

O padre José Raimundo Trindade, pároco da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil, no Cohafuma, explicou que este ano, foram necessárias alterações para que o festejo pudesse ocorrer. “Este ano nossa mensagem é de confiança e esperança. Estamos passando um período difícil, perdemos pessoas, mas esta festa é de agradecimento pelo dom da vida. Nossa senhora é uma mãe que acompanha seus filhos na alegria e na tristeza. Ela não desanima e é nosso exemplo de fé”, disse o padre.

Carreata
Uma das principais mudanças na programação deste ano foi a substituição da procissão por uma carreata que antecedeu à missa campal, celebrada no pátio externo da igreja e que encerrou o festejo. Puxados pela imagem de Nossa Senhora Aparecida, os fiéis se concentram em seus veículos, na praça da igreja e percorreram ruas do bairro e ainda a Curva do Noventa, no Vinhais, Avenida Jerônimo de Albuquerque, rotatória do Comando Geral da Polícia Militar, Avenida dos Holandeses, Avenida Eduardo Magalhães e retornaram à praça da igreja.

Devota de Nossa Senhora Aparecida, a professora aposentada Ana Maria Oliveira foi à missa no horário de meio-dia. “Nossa Senhora é a padroeira do Brasil. Vir à igreja neste dia para mim é muito importante porque ela é nossa mãe. Mesmo na pandemia, não deixei de vir porque estão sendo tomados todos os cuidados para garantir a segurança de cada um”, disse ela.

Voluntária na paróquia há quatro anos, Bernadete Santos conta ter alcançado muitas graças por interseção de Nossa Senhora Aparecida. “Recebi tudo o que pedi. A fé está acima de tudo”, disse ela que destacou a participação das pessoas no festejo que iniciou dia 3 de outubro. “Este ano, a participação das pessoas está diferente, mas o que vemos durante as missas é que todos colaboram, seguem os protocolos de segurança, usam as máscaras”.

Em 2020 o tema da festa foi “Com a mãe Aparecida, vivenciamos a palavra de Deus em família” e como lema: “Tua palavra é luz no meu caminho!”.

SAIBA MAIS

[e-s001]Círio de Nazaré

Teve início no último sábado, sob o tema "Santuário de Luz!" e lema "O zelo por tua casa me consome", os festejos da 28ª edição do Círio de Nazaré. A solenidade de abertura foi presidida por dom Esmeraldo Barreto, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Luís, e concelebrada pelos padres Flávio Colins e Rodrigo Gutemberg, bem como, pelo diácono Raimundo Bartolomeu. Ainda na noite de sábado, milhares de romeiros realizaram uma carreata (foto) em lugar da tradicional procissão. A carreata saiu da Igreja Nossa Senhora do Carmo (Centro), com destino ao Santuário Nossa Senhora de Nazaré, e realizou paradas com orações breves nas igrejas situadas no percurso: Santuário Nossa Senhora da Conceição (Monte Castelo), Igreja Nossa Senhora da Glória (Alemanha), Igreja Nossa Senhora da Conceição (Anil), Capela São Sebastião (Anil) e Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Cohab).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.