Comemoração

Dia das Crianças tem muita animação e segurança sanitária em São Luís

Seguindo os protocolos sanitários, eventos tiveram de se adaptar à pandemia, mas não deixaram de divertir e entreter os pequenos na data

Carla Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Brincadeiras e atividades lúdicas, sempre com segurança e cuidado, marcaram o Dia das Crianças em SL
Brincadeiras e atividades lúdicas, sempre com segurança e cuidado, marcaram o Dia das Crianças em SL

São Luís - Este ano, o Dia das Crianças teve de ser comemorado de forma diferente em consequência da pandemia do novo coronavírus. Os tradicionais eventos cheios de pessoas deram lugar às celebrações mais comedidas, com número limitado de participantes mas, nem por isso, menos animados. Foi assim nas programações realizadas pelo Sesc, pela Associação do Pessoal da Caixa (APCF) e pela Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (Semdel), da Prefeitura de São Luís, no Parque do Bom Menino.

Nas dependências da APCF foi planejada uma programação que contemplou recreação e atividades lúdicas como brinquedos infláveis e pintura. Para evitar aglomeração, a organização do evento, além de seguir os protocolos sanitários, dividiu as crianças em circuitos de brincadeiras.

A presidente da APCF, Giselle Menezes, explicou que este ano, por causa da pandemia, as inscrições para participar do evento foram feitas antecipadamente. “O Dia das Crianças sempre foi celebrado por nós. Este ano, tivemos de nos adaptar às portarias e normas de saúde evitando muita gente, por isso mesmo as crianças que desejaram participar tiveram de ser inscritas com antecedência”, disse a presidente.

Ela conta que o local reabriu em julho, seguindo todas as normas exigidas pelas autoridades de saúde. No entanto, as piscinas seguem fechadas e as quadras abrem apenas para as aulas das escolinhas de esporte amador, conforme as portarias do Governo do Estado. “Para o lazer, ainda não voltamos a funcionar”, enfatiza Giselle Menezes.

Brincadeiras
No Sesc, uma programação cheia de atividades proporcionou vivências lúdicas para as crianças e suas famílias na unidade Olho d’Água. Segundo a organização do evento, mais do que entreter e divertir, o objetivo foi homenagear as crianças e celebrar a infância em uma semana dedicada ao brincar.

Assim, quem foi ao local pôde se divertir com brincadeiras com palhaços e brinquedos infláveis e ainda participar da distribuição de bombom de chocolate. A piscina também foi aberta e passou a funcionar desde sábado (10), das 9h às 15h30, com agendamento exclusivamente por telefone. Retornando com capacidade reduzida de atendimento e cumprindo as medidas sanitárias, o Sesc permite a entrada de, no máximo, 100 associados por dia.

As atividades de lazer, salão de jogos, parque infantil e a piscina funcionam somente aos sábados, domingos e feriados, no horário das 9h às 15h30. Também estão disponíveis os restaurantes e a lanchonete da unidade. O funcionamento das quadras continua suspenso.

[e-s001]

Parque
No Parque do Bom Menino, que foi recentemente reformado e reaberto pela Prefeitura de São Luís, brincadeiras com palhaço, brinquedos infláveis e jogos populares como corrida de saco e ainda jogos de futebol e vôlei marcaram o Dia das Crianças. No local, a entrada foi restrita para que as crianças não se aglomerassem.

“Disponibilizamos o uso do álcool em gel e também é obrigatório o uso de máscaras, exceto quando as crianças estão em atividade física. Depois da reabertura do parque, que foi reformado recentemente, estamos fomentando o uso deste espaço pelas famílias e o Dia das Crianças é uma oportunidade para isto, seguindo, é claro, as recomendações das autoridades de saúde”, disse o secretário da Semdel, Jasson Lago Júnior, que acompanhou a programação.

Uma das crianças que compareceram à recreação foi Maria Antônia Barros, que esteve no local acompanhada da mãe, Maria de Jesus. “Gostei demais da atividade. É muito bom para as crianças especialmente nesta data. Gostei também porque foram tomados os cuidados para manter nossa saúde e a de quem mais veio se divertir”, disse Maria de Jesus que é moradora do bairro Turu.

Além das crianças que participaram da recreação, outras pessoas que frequentam o parque também destacaram a importância do evento. “Achei muito boa a iniciativa. Ver as crianças retornando às brincadeiras, mesmo que aos poucos, nos anima muito. Não sabia da atividade, mas trouxe minha neta para andar aqui no parque com a bicicleta que ela ganhou pelo Dia das Crianças”, disse o aposentado Willian Sousa, morador do Centro. Animada, Amanda Sousa, de 6 anos, curtiu a manhã de lazer. “Estou feliz porque eu sempre quis uma bicicleta e hoje [ontem] eu ganhei”, celebrou a garotinha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.