Vacinação

Cães e gatos estão sendo vacinados contra raiva em São Luís

Os vacinadores dos animais já estiveram na área central de São Luís e o próximo ponto base é no Itaqui-Bacanga; cobertura vacinal, na maioria das vezes, atinge 80%

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Semus divulgou o cronograma de vacinação antirrábica, que vai ser feito por área.
Semus divulgou o cronograma de vacinação antirrábica, que vai ser feito por área. (caes gatos)

São Luís - Os médicos veterinários e agentes de saúde vão participar no próximo dia 16 de mais uma etapa da campanha de vacinação antirrábica de cães e gatos e tem como ponto base a área Itaqui-Bacanga. A campanha começou no sábado (10), na área do centro da cidade, e vai se estender até o dia 28 de novembro.

A Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (Semus) informou que por conta da pandemia da Covid-19, a vacinação está seguindo os critérios de distanciamento social e as ações são realizadas desde 2013, na maioria das vezes, a cobertura vacinal chega acima de 80%.

Ao todo, 228 profissionais, entre médicos veterinários e agentes de saúde, estão participando da ação. A Semus divulgou o cronograma de vacinação antirrábica e vai ser feito por área. Os bairros localizados na área central da capital receberam no sábado (10) os vacinadores.

Raiva

A raiva apresenta dois ciclos de transmissão, sendo urbano e silvestre. O urbano é o mais comum e ocorre principalmente entre cães e gatos, com maior incidência em países de terceiro mundo. Enquanto, o silvestre acontece entre morcegos, macacos e raposas. Na zona rural, a doença afeta principalmente os mamíferos.

BOX

Cronograma de vacinação

2º Distrito sanitário: Itaqui-Bacanga - 16, 17 e 23 de outubro

3º Distrito Sanitário: Coroadinho - 24, 29 e 30 de outubro

4º Distrito Sanitário: Cohab - 31 de outubro, 05 e 06 de novembro

5º Distrito Sanitário: Bequimão - 07 e 12 de novembro

6º Distrito Sanitário: Tirirical - 13, 14 e 19 de novembro

7º Distrito Sanitário: Vila Esperança - 21, 27 e 28 de novembro

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.