Beato

Milagre alcançado por menino brasileiro levará à beatificação de Carlo Acutis

Cerimônia acontecerá neste sábado, 10, na cidade de Assis, na Itália; o pequeno Matheus sofria de pâncreas anular, uma doença que fazia com que ele vomitasse tudo o que ingeria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Carlo Acutis será beatificado neste sábado em Assis, na Itália
Carlo Acutis será beatificado neste sábado em Assis, na Itália (Carlo Acutis)

ITÁLIA/BRASIL - A cura de um menino brasileiro que sofria de uma anomalia congênita rara foi o milagre reconhecido pelo Vaticano que levará à beatificação de Carlo Acutis, neste sábado.10, na cidade de Assis, na Itália.

A cerimônia de beatificação será feita direto da Basílica de São Francisco e será transmitida ao vivo pela Rádio Vaticano/Vatican News, com comentários em português, a partir das 16h30 locais (11h30 no horário de Brasília).

Carlo Acutis foi um adolescente católico italiano nascido no Reino Unido. Ele se tornou conhecido por documentar milagres eucarísticos ao redor do mundo e catalogá-los em um site que ele mesmo criou nos meses anteriores à sua morte por leucemia, no dia 12 de outubro de 2006, aos 15 anos, na cidade de Monza, na Itália.

O pequeno brasileiro Matheus sofria de pâncreas anular, uma doença que fazia com que ele vomitasse tudo o que ingeria, e ficou milagrosamente curado após pedir para “parar de vomitar” diante de uma relíquia do futuro beato.

Após a publicação, no início deste ano, do decreto que autorizou a promulgação do milagre atribuído à intercessão jovem Carlo Acutis, o vice-postulador da causa no Brasil, Padre Marcelo Tenório, relatou por meio do Facebook como ocorreu o milagre, na cidade de Campo Grande (MS).

“No dia 12 de outubro de 2013, na capela de Nossa Senhora Aparecida, de nossa Paróquia, no momento da Bênção com a Relíquia, aproximou-se um garoto, levado por seu avô e que sofria o drama do pâncreas anular, que trata-se de uma anomalia congênita rara”, recordou.

Segundo o sacerdote, “essa enfermidade fazia com que a criança vomitasse todo tempo o que a deixava fraca e muito abatida, pois tudo o que comia, voltava, inclusive líquido. Já andava com uma toalhinha, porque era grave a sua situação. Cada vez mais fraco, debilitado, encontraria a morte certa”.

“Na fila para bênção, a criança ao tocar na relíquia, espontaneamente faz seu pedido : ‘para parar de vomitar’, e assim aconteceu, não vomitou mais”, relatou.

De acordo com o vice-postulador, “em fevereiro de 2014, a família mandou fazer novos exames no garoto e foi-lhe constatado a plena cura”.

Hoje, Matheus tem 9 anos e mora em Campo Grande com os avós, Solange Lins Viana, de 62 anos, e Elias Verão Viana, de 75 anos, a mãe Luciana Viana, de 37, e o irmão Ângelo, de 13 anos.

Em entrevista, a avó do menino, Solange Lins, recordou que desde bebê ele vomitava muito e demoraram para chegar ao diagnóstico de pâncreas anular. Explicou que o pâncreas anular dá uma volta no estômago causando, em alguns casos, o fechamento completo da entrada de alimento. “No caso de Matheus, o fechamento estava próximo e nós achamos que ia perdê-lo”, disse.

Prova viva da cura

Por sua vez, a mãe do menino, Luciana Viana, contou que, até os 4 anos, ela carregava seu filho “como um bebê no carrinho”. “Então, o Matheus é a prova viva da cura, não precisa falar mais nada”, disse.

“Eu lembro que no dia da cura, estávamos eu, Matheus e meu pai na fila. Meu pai pediu para pegá-lo no colo e eu expliquei o que era uma relíquia e que as pessoas beijavam e faziam um pedido. Eu expliquei que a relíquia era um pedacinho de Carlo Acutis e que ele poderia pedir o que quisesse”, contou a mãe a Campo Grande News.

Luciana recordou que já tinha combinado com seu pai de pedirem pela cura de Matheus. “Mas como ele estava no colo, chegou na frente e soltou um: parar de vomitar”. Exames posteriores comprovaram que o menino não tinha mais pâncreas anular.

Para a avó de Matheus, a família teve “duas alegrias até agora, uma quando comparamos os exames e outra com a notícia do Vaticano”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.