Eleições 2020

Sabatina: Sílvio Antônio prega gestão sem ideologia e parceria com a União

Para o candidato do PRTB, a sua futura administração municipal, caso seja eleito, terá proximidade com o atual presidente da República, Jair Bolsonaro

Thiago Bastos/ Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Silvio Antônio apresentou ideias para governar São Luís
Silvio Antônio apresentou ideias para governar São Luís (Paulo Soares)

O candidato Sílvio Antônio (PRTB) foi o sabatinado de ontem (8) pelo projeto O Estado/Imirante que entrevista os candidatos a prefeito de São Luís e, a partir do dia 22 deste mês, os candidatos de São José de Ribamar serão sabatinados. Ele defendeu o rompimento de contratos com as atuais empresas de transporte público da capital, o incentivo aos programas sociais envolvendo os esportes e criticou os gestores que mantém distância do Governo Federal.

Para Sílvio Antônio, sua futura administração municipal, caso seja eleito, terá proximidade com o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). Ele disse que é preciso o Governo do Estado manter parceria com a União sem levar em consideração questões ideológicas. A sabatina de ontem foi mediada pela jornalista e editora de Política de O Estado, Carla Lima e contou com as presenças dos jornalistas Ronaldo Rocha e Gilberto Léda.

No esporte, primeiro tema sorteado, Sílvio Antônio prometeu elaborar um calendário de práticas esportistas entre as escolas, semelhante ao modelo dos Jogos Escolares organizados pelo Governo Estadual. Ainda no contexto de incentivo a práticas esportivas, Sílvio Antônio prometeu a construção de ciclovias, para dar vazão ao fluxo de pessoas na cidade

Ele citou os seus projetos para as áreas de cultura. Neste segmento, o candidato afirmou que ampliará os investimentos no setor para além dos públicos que incentivam as atividades no Carnaval e São João. “Sou contra a Prefeitura de São Luís promover eventos de igreja. Não comungo da tese de que, somente porque sou pastor, não posso investir nas religiões africanas e em outros públicos”, disse.

Sílvio Antônio apontou a formação da Escola de Cultura para ampliação do acesso de diversas atividades a toda a população. Sobre a penetração do benefício às camadas menos privilegiadas, Sílvio Antônio disse que um estudo apontará de que forma as medidas serão aplicadas. “Desta forma, vamos distribuir as atividades de cultura pela cidade”, disse.

Sobre a queda na oferta de recursos para a gerência municipal a partir de 2021, o candidato informou que será necessária, caso vença as eleições, parceria com o Governo Federal. “Vamos aumentar as receitas e diminuir as despesas. É preciso aumentar a capacidade das atividades produtivas e os investimentos no setor de turismo e serviços”, disse.

Recursos

O candidato afirmou que o Município contará com R$ 249 milhões a menos para investimentos. Segundo ele, é necessária a execução de medidas administrativas para o enxugamento da folha de pessoal. “É necessário cortar quem não quer trabalhar, retirando os excessos e os cabides de emprego”, afirmou.

Questionado por Gilberto Léda acerca do empréstimo (aproximadamente R$ 300 milhões) que a Prefeitura contraiu para a execução de obras no último semestre de mandato, Sílvio Antônio disse que - para evitar estas medidas - é fundamental estreitar a parceria com a União. No entanto, o gestor não explicou de que forma a capital se portará em uma parceria financeira com a União, que sofre com despesas públicas.

Ainda no aspecto financeiro, segundo Sílvio Antônio, “São Luís grita por socorro”. Na saúde, o candidato disse que não há necessidade, por ora, de concursos. De acordo com Sílvio Antônio, somente a guarda municipal terá seletivo para a contratação de novos profissionais.

Mais

Cronograma

Hoje (9), o candidato Jeisael Marx (Rede) será o sabatinado. Na semana que vem, a sequência de entrevistas começará no dia 13, terça-feira, com Eduardo Braide (Podemos). No dia 14, será Yglésio Moyses (PROS). No dia 15, seria a entrevista de Carlos Madeira (SD), que desistiu na quarta-feira (7) da candidatura. No dia 16, o candidato sabatinado será Franklin Douglas (PSOL). Por fim, encerrarão a sabatina os candidatos Bira do Pindaré (PSB), no dia 19, Neto Evangelista (DEM) no dia 20 e Duarte Júnior (Republicanos) no dia 21.

Candidato do PRTB faz críticas a “comunistas”

O candidato Sílvio Antônio (PRTB) disse não entender por que razões os comunistas têm receio dos militares. Ele citou serviços prestados pelos membros das forças armadas, como participação em obras do Governo Federal.

Sílvio se colocou, durante a Sabatina, como um político “independente” e fora dos conchavos dos grupos políticos dominantes. “Sou um político independente. Precisamos de um prefeito que fale a verdade”, afirmou o candidato.

Prioridade

Segundo ele, o próximo prefeito de São Luís deve ter a economia como prioridade. “O próximo prefeito precisará estar atento aos gastos e ao contexto econômico no Brasil e no mundo. Por ideologia, a questão econômica ficou em segundo plano”, afirmou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.