Trânsito

Redução de velocidade na Via Expressa gera opiniões divergentes

Velocidade máxima permitida é de 60 km/h; equipamentos de fiscalização eletrônica serão instalados na via pela SMTT

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Via Expressa é uma pista de velocidade, mas com a fiscalização, veículos não poderão ultrapassar 60Km/h
Via Expressa é uma pista de velocidade, mas com a fiscalização, veículos não poderão ultrapassar 60Km/h (Via Expressa)

São Luís - Condutores e moradores divergem opinião sobre a velocidade máxima de 60 km/h dos veículos transitarem pela Via Expressa, que é considerada como via de trânsito rápido. A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) e o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) firmaram um convênio para obter melhorias no tráfego da cidade. Ainda neste mês, equipamentos de fiscalização eletrônica estão sendo instalados pela SMTT nas avenidas e vias de grande fluxo na capital com o objetivo de controlar o trafego e evitar acidentes.

Os equipamentos eletrônicos de fiscalização até o período da tarde de quinta-feira (8) ainda não tinham sido instalados na Via Expressa, mas há várias placas indicativas de velocidade. No trecho entre o bairro do Jaracati até a entrada do Cohafuma há, pelo menos, três placas informando que a velocidade máxima permitida é de 40 km/h, enquanto em outros trechos dessa via é de 60 km/h.

O taxista Nagib Maia, de 54 anos, disse que essa via tem como propósito desafogar o trânsito da Avenida Jerônimo de Albuquerque, geralmente, as pessoas, que trafegam pela Via Expressa, estão com pressa e, na maioria das vezes, seguem acima de 60 km/h. “O motorista trafega pela Expressa porque não pretende pegar engarrafamento e está com certa pressa para chegar ao seu destino”, declarou Nagib Maia.

Antônio Carvalho Silva, de 55 anos, que também é taxista, contou que o motorista, que trafega pela Via Expressa, principalmente no período da noite e madrugada, deve seguir com velocidade acima da velocidade permitida por causa de assaltos.

O mototaxista Adailton Almeida, de 45 anos, ressaltou que a instalação de equipamentos de fiscalização eletrônica nessa via vai acarretar várias multas. “Muitos condutores trafegam nessa via acima de 60 quilômetros, então, vários serão multados por esses aparelhos de fiscalização”, explicou.

Acidentes
Vera Regina, de 50 anos, reside na Vila Vitória, que fica à margem da Via Expressa. Ela disse que o trânsito nessa estrada precisa ter um controle maior, para evitar acidentes, e a instalação desses equipamentos vai conter motoristas imprudentes.

Outro morador dessa localidade, Fábio Gomes, de 34 anos, declarou que é necessário ter uma sinalização mais rígida, pois já presenciou vários acidentes de trânsito. “Os veículos transitam com velocidade acima de 80 km e isso é um perigo”, frisou o morador.

Ele ainda contou que é uma dificuldade enorme para os moradores quando precisam atravessar na via e ainda é possível observar vários condutores fazendo retornos proibidos. “A qualquer momento é possível olhar vários condutores de moto e carro fazendo retorno proibido e não há nenhum tipo de fiscalização”, afirmou Fábio Gomes.

Moizaniel de Lima, de 32 anos, disse que velocidade até 60 km/h proporciona segurança tanto ao condutor, quanto ao pedestre. “O motorista transitando até 60 km/h possui uma segurança maior na hora de frear em um momento inesperado e até mesmo evita acidente, inclusive com morte”, explicou.

O Estado entrou em contato com assessoria do Governo e o Detran-MA esclareceu, por meio de nota, que a responsabilidade da instalação dos equipamentos eletrônicos de fiscalização na cidade cabe à SMTT. Já, assessoria de comunicação da Prefeitura também foi procurada, mas, até o fechamento desta edição não enviou resposta.

Via Expressa

A Via Expressa facilita a vida dos condutores, principalmente, aqueles que precisam se deslocar com mais rapidez do Jaracati aos bairros Cohafuma, Vinhais, Bequimão, Maranhão Novo, Ipase ou vice-versa. A via permite trânsito rápido, tem seis faixas, sendo duas exclusivas para ônibus, e ciclovia. Além disso, evita que os motoristas enfrentem o engarrafamento no horário de pico da Avenida Jerônimo de Albuquerque.

SAIBA MAIS

Os equipamentos eletrônicos de fiscalização já foram instalados ao longo da Avenida Litorânea, mas, segundo a SMTT, ainda não estão multando os motoristas imprudentes e estão em fase de teste por um período de 30 dias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.