Ato ilegal

MP investiga denúncia de tortura em presídio de Timon

Presos foram agredidos com chutes, pontapés e cassetete, por homens encapuzados, dentro da unidade prisional

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Corregedoria da SEAP instaurou uma Investigação Preliminar Sumária
Corregedoria da SEAP instaurou uma Investigação Preliminar Sumária (timon)

Timon - Denúncias de tortura contra custodiados da Penitenciária Regional de Timon estão sendo investigadas pelo Ministério Público do Maranhão (MP-MA). A ação foi gravada pelo circuito interno de segurança da unidade prisional, mas o MP-MA não informou quando o fato ocorreu, porém a gravação tem como data março deste ano.

As imagens exibem agressão física a três presidiários sendo cometidas por quatro agentes penitenciários encapuzados. Os internos estão sem camisa e sendo torturado com chutes e pontapés, principalmente, nas costas e no abdômen.

Também há imagens em que os internos são espancados com socos na cabeça e com cassetete, por agentes penitenciários. Por meio de nota, o Ministério Público informou que está investigando as denúncias de tortura e, após a conclusão, as informações a respeito do fato serão amplamente divulgadas pelos canais oficiais do órgão.

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) informou que os envolvidos estão afastados das suas atividades, até que haja a completa apuração do fato por meio da Corregedoria da SEAP e da Justiça.

A Corregedoria da SEAP instaurou uma Investigação Preliminar Sumária (IPS), na qual foram coletados depoimentos dos internos. A apuração segue em curso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.