Eleições nos EUA

Emissora de TV anuncia evento com Biden, após Trump recusar debate virtual

ABC terá candidato democrata em estúdio, respondendo a perguntas de eleitores presentes. Trump - que ainda se recupera de Covid-19 - se recusou a participar de encontro virtual, que chamou de "ridículo"

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Presidente americano, Donald Trump, e o ex-vice-presidente Joe Biden durante o primeiro debate
Presidente americano, Donald Trump, e o ex-vice-presidente Joe Biden durante o primeiro debate (Trump e Biden)

ESTADOS UNIDOS - A emissora ABC, dos Estados Unidos, anunciou ontem, 8, que fará um evento apenas com o candidato democrata à presidência, Joe Biden, no dia 15 de outubro, data em que ocorreria o segundo debate entre ele e o presidente Donald Trump.

O anúncio foi feito depois que a comissão organizadora informou que os dois candidatos participariam de um debate virtual, para evitar riscos, já que o presidente ainda se recupera da Covid-19. Trump, no entanto, recusou a oferta, que chamou de "ridícula".

"Eu não vou perder meu tempo com um debate virtual, essa não é a ideia de um debate. Senta-se atrás de um computador e se debate, é ridículo. Isso não é aceitável para a gente", disse ele.

Democrata e republicano têm ainda agendado o que seria um terceiro debate, para o dia 22. A equipe de Trump chegou a sugerir que fosse marcado um novo encontro no dia 29, a menos de uma semana das eleições de 3 de novembro, mas desta vez foi a campanha de Biden quem recusou.

De acordo com a ABC, o evento de 15 de outubro com Biden será na Filadélfia, com mediação do jornalista George Stephanopoulos. O democrata irá responder a perguntas de eleitores presentes no local.

Ansioso

O primeiro debate entre os dois aconteceu em 29 de setembro. Três dias depois, Trump anunciou que estava com Covid-19. Os candidatos a vice tiveram seu único confronto, que foi presencial, nesta quarta-feira.

O presidente afirmou que só soube da decisão de organizar um debate virtual nesta quinta-feira, minutos antes de sua participação por telefone em um programa de TV da Fox News. Ele acusou a comissão que organiza o debate de tentar proteger Biden.

O presidente foi hospitalizado no dia 3 de outubro e voltou à Casa Branca na segunda-feira. No dia de seu retorno, afirmou que estava ansioso para participar de um segundo debate com Biden. Nesta quinta, Trump disse que se sente "pronto para voltar a fazer campanha", mesmo sem ter se curado.

Debate por transmissão em 1960

Esta não seria a primeira vez que um debate de presidenciáveis nos EUA seria organizado para ser realizado sem que os debatedores estivessem em um mesmo local.

Em 1960, John F. Kennedy e Richard Nixon fizeram um encontro via transmissão (um deles estava em um estúdio na cidade de Nova York, e o outro, em Los Angeles).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.