Alterações

Seis sinais para ajudar a diagnosticar a dislexia

A dislexia é um transtorno específico de aprendizagem que afeta habilidades básicas de leitura e linguagem

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
(dislexia)


SÃO PAULO- A semana da dislexia que começou dia 4 e segue até o domingo (11 ) e está na sua 10ª edição. Organizada pelo Instituto ABCD e inspirada no evento mundial Dyslexia Awareness Week, visa promover e disseminar a causa da dislexia no Brasil por meio de uma série de campanhas e atividades, incluindo diversas associações de todo o país. O tema escolhido pelo Instituto ABCD este ano é Dislexia sem Mistérios.

A dislexia é um transtorno específico de aprendizagem que afeta habilidades básicas de leitura e linguagem. "Seus sintomas geralmente afetam o desempenho acadêmico dos alunos e não existe nenhuma outra alteração que justifique as dificuldades observadas. Ela afeta, principalmente, o processo de alfabetização", explica Juliana Amorina, diretora-presidente do Instituto ABCD , organização sem fins lucrativos que trabalha desde 2009 para melhorar a vida de pessoas com dislexia.

O instituto, que oferece o aplicativo EduEdu de forma gratuita para reforço na alfabetização, listou 6 sinais que devem ser observados no comportamento das crianças:

1 - Trocar os sons na palavra (popica/pipoca) ou confundir palavras semelhantes (umidade/humanidade)

2 - Dificuldade de escrita: A criança com dislexia encontra dificuldades para escrever, incluindo erros ortográficos e/ou letras na ordem errada.

3 - Dificuldade em aprender o alfabeto: a criança com dislexia pode ter dificuldade em lembrar da ordem alfabética e do som de cada letra. Por isso é importante uma prática mais sequencial e diária.

4 - Dificuldade na leitura: o aluno com dislexia normalmente possui uma dificuldade para a leitura, fazendo de forma mais lenta, com erros de fluência e entonação.

5 - Dificuldade nas habilidades matemáticas: o aluno com dislexia enfrenta dificuldades para decorar e nomear informações numéricas, como a tabuada.

6 - Dificuldade para nomear palavras simples: palavras que são muito usadas no dia a dia, mas que a criança encontra dificuldades para lembrar, usando frequentemente as palavras "coisa", "isso" e "aquilo".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.